Recomendado para você

F1: Ingressos para o GP de São Paulo de 2026 se esgotam em poucos minutos

F1: Ingressos para o GP de São Paulo de 2026 se esgotam em poucos minutos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ingressos para o GP de São Paulo de 2026 se esgotam em poucos minutos
Globo apresenta as três primeiras marcas patrocinadoras das transmissões da F1 2026

Globo apresenta as três primeiras marcas patrocinadoras das transmissões da F1 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Globo apresenta as três primeiras marcas patrocinadoras das transmissões da F1 2026
Michael Fassbender, ator de X-Men e 12 Anos de Escravidão, disputará os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil

Michael Fassbender, ator de X-Men e 12 Anos de Escravidão, disputará os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil

Porsche Cup
Porsche Cup
Michael Fassbender, ator de X-Men e 12 Anos de Escravidão, disputará os 500km de Interlagos da Porsche Cup Brasil
F1: McLaren contrata Ella Hakkinen, filha de Mika Hakkinen, para academia de pilotos

F1: McLaren contrata Ella Hakkinen, filha de Mika Hakkinen, para academia de pilotos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: McLaren contrata Ella Hakkinen, filha de Mika Hakkinen, para academia de pilotos
O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026

O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026
Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026

Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026
F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar

F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar
F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

F1: FIA favoreceu Norris ao não dar punição em Singapura?

Teorias da conspiração estão sendo levantadas pelos fãs de automobilismo, mas isso faz sentido?

Os torcedores sentem o cheiro de uma conspiração: a FIA favoreceu Lando Norris?

Há muitas teorias da conspiração de que a McLaren estaria priorizando Lando Norris na disputa pelo título da Fórmula 1 de 2025, ou que a própria FIA (Federação Internacional de Automobilismo) "já teria escolhido seu campeão". Essa ideia ganhou força depois do britânico não ter sido punido no GP de Singapura -- nem pelo toque em Max Verstappen e Oscar Piastri, nem pela asa quebrada durante toda a corrida. Mas é justo pensarmos dessa forma?

Leia também:

Muitos fãs estão incomodados com o fato de o britânico ter sido autorizado a terminar a corrida noturna com uma asa dianteira obviamente danificada, enquanto os organizadores da corrida já obrigaram outros pilotos a voltarem para o box para fazer a troca no passado.

A asa de Norris quebrou logo na largada, quando ele colidiu levemente com Verstappen na segunda curva. A placa de extremidade do lado esquerdo foi danificada a tal ponto que se dobrou para fora. No entanto, a McLaren não chamou o carro #4 para os boxes por causa disso.

E mesmo durante seu pit stop regular no final da corrida, a equipe não substituiu a asa quebrada. Muitos torcedores estão irritados porque situações parecidas já aconteceram no passado e os competidores foram obrigados a fazerem a troca.

Se os organizadores da corrida mostrarem essa bandeira, o piloto em questão deve ir aos boxes para consertar seu carro - nesse caso específico, a asa dianteira. O piloto da Haas, Kevin Magnussen, por exemplo, teve esse problema várias vezes na temporada de 2022.

Embora alguns observadores suspeitem de uma conspiração, o verdadeiro motivo pelo qual o controle de corrida não interveio em Singapura é bastante simples. A decisão de usar a bandeira preta com círculo laranja com muito menos frequência foi tomada no final de 2022.

O que levou a FIA a repensar

A decisão na época foi desencadeada por uma situação envolvendo Fernando Alonso no GP dos EUA, no Texas. Alonso perdeu o espelho no local, mas pilotou até o final da corrida mesmo assim. Em seguida, ele recebeu uma penalidade de tempo, que foi cancelada depois de várias reviravoltas.

O curioso caso levantou a questão de em quais situações os organizadores da corrida deveriam usar a bandeira preta e laranja. O chefe da equipe McLaren na época, Andreas Seidl, pediu "um regulamento mais padronizado para que todos no paddock [...] saibam como as regras são interpretadas".

A FIA decidiu então usar a bandeira somente em caso de grandes riscos à segurança. Alan Permane, diretor esportivo da Alpine na época e agora diretor da equipe Racing Bulls, disse na época que a FIA havia percebido "que as coisas tinham ido um pouco longe demais".

Gabriel Bortoleto beim Formel-1-Rennen in Singapur 2025

A asa dianteira de Gabriel Bortoleto ficou ainda mais danificada no domingo

Foto: Sutton Images

"Acho que, a partir de agora, pequenos danos, como um espelho ou uma placa de extremidade da asa [...] não serão mais considerados um risco, o que exigiria uma bandeira preta e laranja", disse Permane na época. E, de fato, a "bandeira do ovo frito" tem sido usada com muito menos frequência desde então.

Na corrida de domingo em Singapura, por exemplo, a asa dianteira da Sauber de Gabriel Bortoleto foi muito mais danificada do que a do carro de Norris após um acidente na largada. No entanto, o controle de corrida também não interveio nesse caso e, mais tarde, a equipe trocou a asa voluntariamente.

E em 2023, as diretrizes da FIA, que ainda eram relativamente novas na época, já haviam causado discussão quando toda a asa traseira do Alpine de Esteban Ocon se soltou levemente no GP do Canadá. Mesmo assim, no entanto, o francês foi autorizado a terminar a corrida sem intervenção da FIA.

DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Ferrari está 'desapontada' com duras críticas de Leclerc; entenda
Próximo artigo F1: Verstappen revela problemas 'sérios' do carro no GP de Singapura

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros