F1: FIA mantém Wittich como diretor de prova para 2023 e anuncia programa de formação

Wittich supervisionará formação de nova geração de diretores de prova e comissários

FIA personnel walk the track, including Niels Wittich, Race Director, FIA

Sam Bloxham / Motorsport Images

A Federação Internacional de Automobilismo terá novidades em seus planos para a direção de prova na temporada 2023 da Fórmula 1. Niels Wittich será mantido no cargo apesar das críticas recebidas no ano passado, com o alemão ajudando a ainda a liderar um programa de formação da próxima geração de comissários e diretores.

No ano passado, na esteira da polêmica do GP de Abu Dhabi de 2021, a FIA optou por mudar o sistema de direção de provas, removendo Michael Masi do cargo e colocando dois em seu lugar: Wittich e Eduardo Freitas.

Leia também:

Os dois dividiram o papel ao longo da temporada, com a FIA tentando aprender com as lições do passado. No final do campeonato, Wittich acabou assumindo o papel sozinho, e seguirá no papel em 2023.

Porém, com a FIA mantendo o discurso de que tem um forte plano de sucessão em jogo a longo prazo, a Federação não quer que toda a responsabilidade caia sobre um único indivíduo. Então Wittich seguirá, e a FIA realizará junto um programa de desenvolvimento intenso para formar a nova geração de diretores de prova e comissários.

Isso será formalizado no próximo mês, quando a FIA realizar seu primeiro Programa de Alta Performance para Comissários em Genebra. Oito comissários e 16 diretores de prova do mundo participarão do evento.

Além do evento, marcado para 18 e 19 de fevereiro, os inscritos participarão de um programa sob medida de construção de experiência participando de eventos da FIA, acompanhando os trabalhos.

Bernd Maylander, Safety Car Driver and Niels Wittich, Race Director, FIA

Bernd Maylander, Safety Car Driver and Niels Wittich, Race Director, FIA

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

A FIA também mudou o formato de seu Seminário de Diretores de Prova e Programa Internacional de Comissários, deixando de ser um evento anual. Para 2023, ele se tornará uma série de webinars para garantir a melhora do diálogo.

Falando sobre os planos no Rally de Monte Carlo, o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, disse que está feliz com a forma que as coisas estão evoluindo.

"Vejam, eu herdei muita coisa. Não vou dizer que foi uma boa herança, mas estou muito feliz que o caminho para a direção de prova e os comissários está bom. Teremos em fevereiro o treinamento na sede da FIA, e vocês verão a evolução na sequência".

Sulayem também reiterou sua crença de que os melhores talentos para os futuros diretores de prova podem ser encontrados nos navegadores do rally.

"Quem está liderando esse caminho?", disse. "Um ex-navegador de rally, Ronan Morgan. Então veja, são pessoas de boa estrutura. Muito analíticas. Dá pra dizer que os navegadores são mais estruturados que os pilotos de rally".

A FIA não confirmou quais serão os indivíduos mentorados por Wittich nas corridas de F1, mas a lista deve incluir os diretores de prova da F3, Claro Ziegahn, F2, Rui Marques, e comissários de alto escalão como Silvia Bellot.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #213 – Briga por 11ª equipe escancara crise entre FIA e F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 quer mudar pontuação que deu origem a confusão em título de Verstappen no Japão; entenda
Próximo artigo F1 - Hamilton relembra casos de racismo na infância: "Você nunca será ninguém"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil