F1: FIA reage a acusações de ser 'pró-Mercedes' e vazar informações

Mohammed Ben Sulayem também defendeu funcionária da entidade que é acusada de torcer para as Flechas de Prata; saiba mais

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG, with Mohammed bin Sulayem, President, FIA

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem negou as acusações de que que o órgão seja 'pró-Mercedes' na Fórmula 1 e também respondeu a questionamentos relativos a vazamento de informações por parte da entidade.

O editor recomenda:

A manifestação do 'cartola' vem especialmente depois de a Red Bull, envolvida em polêmica com a FIA por causa da violação ao teto de gastos de 2021, levantar suspeitas sobre o fato de a quebra do limite de custos por parte da equipe ter vazado antes de quaisquer confirmações pelo órgão.

A informação de que a Red Bull teria descumprido os regulamentos financeiros do ano passado começou a 'pipocar' na semana do GP de Singapura, embora o caso tenha se estendido por muito tempo após a etapa de Marina Bay.

Mohammed bin Sulayem, President, FIA, congratulates Max Verstappen, Red Bull Racing, on the grid after Qualifying

Mohammed bin Sulayem, President, FIA, congratulates Max Verstappen, Red Bull Racing, on the grid after Qualifying

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner foi o 'mais vocal' a criticar os vazamentos, mas o consultor de automobilismo da marca na F1, Helmut Marko, jogou mais 'lenha na fogueira': ele sugeriu que o vazamento teria partido de uma funcionária da FIA que passou pela Mercedes. Trata-se da advogada Shaila-Ann Rao, que de fato teve passagem pelas Flechas de Prata e hoje ocupa interinamente o cargo de secretária-geral para o automobilismo.

O presidente da FIA, por sua vez, fez questão de negar as acusações quando questionado no paddock de Yas Marina, que neste fim de semana recebe o GP de Abu Dhabi, etapa final da temporada 2022 da F1.

"Ela ocupa a posição interinamente", destacou o mandatário. Há acusações de que ela é uma torcedora da Mercedes, mas, na verdade, quando aplicamos as punições pela quebra do teto de gastos às duas equipes (RBR e Aston Martin), ela disse que fui rigoroso demais", explicou ele.

O presidente da FIA também falou sobre o vazamento de informações, ponderando que é um problema que sempre aconteceu na F1, em diferentes níveis. "É frustrante, porque, às vezes, você mal termina uma reunião e a informação já vazou", completou.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'treta' entre Verstappen e Pérez no GP de São Paulo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Veja por que, na verdade, quali da Red Bull 'deu errado' em Abu Dhabi
Próximo artigo Sargeant garante pontos na superlicença e confirma vaga da Williams na F1 em 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil