F1: FIA teria investigado rodada de Bottas mesmo sem reclamação da McLaren

Michael Masi revelou ainda que comissários não têm acesso a mensagens exibidas nas transmissões ou comentários das corridas

McLaren pit crew members attempt to assist Valtteri Bottas, Mercedes W12, in the pit lane

Steven Tee / Motorsport Images

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, afirmou que os comissários da FIA teriam investigado a rodada de Valtteri Bottas dentro dos boxes durante os treinos livres para o GP da Estíria, mesmo sem a reclamação pública da McLaren.

Bottas rodou sua Mercedes em seguida a uma parada para troca de pneus durante o TL2 no Red Bull Ring, após uma tentativa de sair em segunda marcha, um teste da equipe para ver se isso diminuiria a perda de tempo nos boxes.

Leia também:

O finlandês conseguiu evitar atingir pessoas ou objetos na rodada, e recebeu ajuda dos mecânicos da McLaren para virar o carro e voltar à pista. Mas Paul James, gerente da equipe britânica, rapidamente foi ao rádio falar com Masi, dizendo que aquilo era "absolutamente ridículo".

Masi concordou e disse que analisaria o caso, repassando a uma investigação dos comissários na sequência, o que rendeu uma punição de três posições no grid por pilotagem perigosa. Tanto Bottas quanto a Toto Wolff falaram que a penalização foi dura, e o chefe da Mercedes disse que a McLaren tratou o incidente como um "Armageddon".

Masi disse que nenhuma outra equipe reclamou do incidente além da McLaren, mas destacou que teria repassado o caso aos comissários mesmo que ninguém tivesse dito nada.

"Para ser justo, nestes tipos de situações, quando incidentes assim acontecem, vamos direto para a tela e colocamos o "sob investigação" ou "notado", independente do que seja, para informar a todos o que está acontecendo".

"Mas, para ser justo com esse incidente, mesmo que a McLaren não tivesse dito nada, eu teria pedido aos comissários para investigar do mesmo jeito".

Michael Masi, Race Director, FIA

Michael Masi, Race Director, FIA

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

A penalização fez com que Bottas caísse de segundo para quinto no grid, mas o piloto da Mercedes se recuperou para terminar em terceiro no domingo.

A transmissão de mensagens entre as equipes e Masi é um dos novos elementos apresentados pela F1 desde o GP da Espanha, no início de junho. Mas Masi negou que os comissários possam ter sido influenciados pela mensagem da McLaren, revelando que eles não tem conhecimento do que é exibido.

"Os comissários não ouvem nenhuma dessas comunicações entre eu e as equipes. E eles também não têm acesso aos comentários das corridas também. Então eles não estavam cientes disso de modo algum".

RETA FINAL: Será o fim da Mercedes? E a Red Bull, será campeã?

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ecclestone ganha série documental dos mesmos produtores de Senna
Próximo artigo F1: Ferrari diz que dificuldades na Mercedes é resultado de falta de estabilidade na organização

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil