F1: GP de São Paulo deve receber Sprint em 2022; conheça pistas planejadas

Categoria máxima do automobilismo mundial propôs os seis locais para próxima temporada

Mural de Kobra em homenagem a Senna é lançado virtualmente no aniversário de 80 anos de Interlagos

Mural de Kobra em homenagem a Senna é lançado virtualmente no aniversário de 80 anos de Interlagos

José Cordeiro

A Fórmula 1 propôs os seis locais que deseja sediar as corridas sprint na temporada de 2022 depois que as discussões formais começaram com as equipes sobre o formato do próximo ano. O GP de São Paulo está entre as pistas planejadas.

Durante a reunião regular, que aconteceu neste sábado entre os chefes de equipe e a F1 em Jeddah, surgiu uma proposta inicial sobre as corridas sprint de 2022.

Leia também:

Embora nenhuma votação tenha sido feita sobre se deveria ou não avançar definitivamente com o conceito para o próximo ano, vários detalhes importantes foram delineados.

Os locais propostos são:

GP do Bahrein - Sakhir

GP da Emilia Romagna - Ímola

GP do Canadá - Montreal

GP da Áustria - Red Bull Ring

GP da Holanda - Zandvoort

GP de São Paulo - Interlagos

Discussões financeiras

Embora se acredite que, no geral, as equipes estejam satisfeitas com o novo formato de final de semana, o fator chave agora é que as escuderias e a F1 concordem com as finanças daqui para frente.

Este ano, as equipes receberam uma renda extra como subsídio para acidentes, caso sofressem danos caros na sprint de sábado.

Fontes sugerem que a F1 prefere que a permissão para acidentes seja substituída por uma taxa fixa para o próximo ano. No entanto, há alguma discordância sobre como isso deve se encaixar no limite de custo.

Alguns preferem que o financiamento extra seja adicionado ao que eles estão autorizados a gastar durante a temporada, enquanto outras equipes preferem que o limite de custo seja mantido e, em vez disso, todas os times simplesmente recebam o dinheiro extra.

A questão financeira é vista por várias equipes como absolutamente crítica para o formato do sprint que está por vir, e é por isso que um acordo será necessário antes que a F1 se envolva em negociações sobre outras mudanças.

Mudanças de poles e pontos

Embora as discussões agora se concentrem no aspecto financeiro, as equipes foram informadas de que, caso o problema seja resolvido, há outros ajustes que a F1 gostaria de fazer nesse novo formato.

Entre as ideias que foram mencionadas estão a atribuição de pontos aos dez primeiros no sprint, em vez de apenas aos três primeiros, como aconteceu até agora nesta temporada.

Além disso, a F1 está ansiosa para que a FIA mude as regras para estipular que, nos fins de semana de sprint, a pole position oficial irá para o piloto que for mais rápido na sessão de classificação de sexta-feira, em vez do vencedor da sprint.

A F1 também quer mais discussões com as equipes sobre se as corridas sprint serão independentes ou não, para que não influenciem o grid para o GP de domingo.

RECORDE, 'RECONCILIAÇÃO' e BASTIDORES: Saiba TUDO da cobertura do GP de SÃO PAULO de F1 na TV Band

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen responde Mercedes e lidera terceiro treino livre para o GP da Arábia Saudita; Hamilton é 2º
Próximo artigo F1: Hamilton se livra de punições por bandeira amarela e incidente com Mazepin

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil