F1: Verstappen teve GP em Silverstone comprometido por detritos da AlphaTauri

De acordo com Red Bull, pedaço da asa dianteira bloqueou o fluxo de ar no assoalho, comprometendo o downforce do holandês em 20%

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Max Verstappen buscava mais um bom resultado neste fim de semana, mas viu seu GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 ir por água abaixo após seu carro apresentar problemas, que foram causados por um detrito de asa dianteira da AlphaTauri que ficou preso em seu assoalho, comprometendo sua performance aerodinâmica.

O holandês mal havia assumido a liderança em cima de Carlos Sainz quando reduziu a velocidade achando que tinha um furo de pneu. Mas após parar e ver que seu carro não havia melhorado, Verstappen ficou até o fim da corrida sofrendo com uma misteriosa perda aerodinâmica para terminar em sétimo.

Leia também:

As imagens de televisão mostravam ele atingindo uma parte da Ferrari de Charles Leclerc no começo da prova, e ele achava que esse poderia ser o motivo. Mas apenas depois do GP que a Red Bull descobriu que a culpada era uma placa final da asa dianteira da AlphaTauri que ficou presa no assoalho do RB18.

Christian Horner, que mostrou a jornalistas uma foto do assoalho de Verstappen em coletiva após a corrida, reconheceu que a interrupção do fluxo de ar custou a Verstappen cerca de 20% de downforce.

"Não tivemos um furo", disse Horner. "Ele disse isso porque foi muito ruim e parecia um furo. Mas na volta 11 ele passou por cima de detritos da AlphaTauri. E aí ele fez a corrida com um assoalho modificado graças a um pedaço de AlphaTauri que ficou preso. Ficou ali quase como um bloqueio".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Mick Schumacher, Haas VF-22

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Mick Schumacher, Haas VF-22

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Verstappen explicou que não sabia qual era seu problema durante a corrida, mas percebeu rapidamente depois o quão mal seu carro estava ao inspecioná-lo no parque fechado.

"Quando eu saí do carro, olhei o assoalho. Do lado esquerdo, estava totalmente arruinado", disse. "Assim que eu assumi a ponta com o erro de Carlos, algumas curvas depois, na 5, havia um pedaço de carbono".

"Naquele momento, não tive como mudar a direção, então tentei ir com tudo. Mas acabou ficando preso no assoalho, destruindo tudo. Parecia como um furo porque o equilíbrio sumiu de repente. Então decidimos parar e, mesmo depois, foi difícil de guiar".

PÓDIO: ESPETÁCULO em Silverstone! Sainz VENCE corrida com final ALUCINANTE; acompanhe DEBATE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: O grande gesto de Russell em Silverstone após o acidente de Zhou
Próximo artigo F1: Leclerc cobra revisão completa da estratégia da Ferrari em Silverstone

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil