F1: Hadjar é desclassificado e perde posição de largada para GP de Miami
Piloto francês iniciaria do fundo de grid após punição, mas Red Bull optou por trocar componentes de motor e, assim, ele largará dos boxes
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Isack Hadjar havia se classificado em nono para o GP de Miami de Fórmula 1 que foi adiantado para às 14h (Brasília) por conta da previsão de tempestades na Flórida. No entanto, o carro #6 foi desclassificado após a Red Bull cometer um erro técnico.
Durante a inspeção técnica de rotina após a classificação, a FIA identificou um problema no assoalho do RB22 do franco-argelino, tanto do lado esquerdo quanto do direito. Ficou constatado que a placa do assoalho se estendia dois milímetros além dos volumes de referência permitidos. Consequentemente, o carro não estava em conformidade com o Artigo C3.5.5 do Regulamento Técnico.
Jo Bauer, explicou as conclusões em seu relatório que enviou aos comissários: "Após a qualificação, os volumes de legalidade do carro número 06 foram verificados. Os lados esquerdo e direito da placa do assoalho estendiam-se 2 mm além do volume de referência RV-FLOOR BOARD. Como isso não está de acordo com a Seção C3.5.5 do Regulamento Técnico, encaminho este assunto aos comissários".
Com base nessa constatação, os comissários decidiram que Isack não cumpriu o regulamento e a punição é severa: Hadjar foi desclassificado da classificação e teria que largar do fundo do grid, em 22º.
No entanto, pela punição, a Red Bull optou por trocar os componentes do motor do piloto francês e, assim, Hadjar irá largar dos boxes.
A Red Bull confirmou o erro, descrevendo-o como "uma pequena seção das partes esquerda e direita do assoalho de seu carro [que] estavam se projetando para fora do volume de referência".
Laurent Mekies, chefe de equipe da Red Bull, disse: “Cometemos um erro e respeitamos a decisão dos comissários. Nenhuma vantagem de desempenho foi pretendida nem obtida com esse erro".
"Vamos aprender com este incidente e revisar nossos processos para entender como ele ocorreu e tomar medidas para garantir que não volte a acontecer. Como equipe, pedimos desculpas ao Isack, bem como aos nossos fãs e parceiros".
"Aprendemos da forma mais difícil hoje, mas vamos seguir em frente. Agora, nosso foco é transformar o desempenho encorajador de ontem em uma forte performance de corrida nesta tarde.”
Quem serão os ícones da F1 após VERSTAPPEN, HAMILTON e ALONSO? Bortoleto ÍDOLO? Miami, DRUGO e mais!
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários