Hexa de Hamilton e 3º lugar da F1 em jogo no GP dos Estados Unidos
Piloto britânico da Mercedes precisa terminar a prova apenas em oitavo para sacramentar o sexto título mundial em Austin
Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 celebrates on the podium with the champagne
Glenn Dunbar / Motorsport Images
Depois de voltar à América do Norte para a etapa do México, a Fórmula 1 chega neste fim de semana à cidade texana de Austin, sede do Circuito das Américas, para a realização do GP dos Estados Unidos da categoria máxima do automobilismo. E a corrida deste domingo pode sacramentar o título de Lewis Hamilton: o piloto britânico da Mercedes precisa apenas de um oitavo lugar para conquistar seu hexacampeonato mundial.
Leia também:
Além da definição do vencedor de 2019, a prova norte-americana ainda terá outros aspectos importantes em jogo visando à proximidade da conclusão do ano. Um deles é a briga pelo terceiro posto entre pilotos. Com o finlandês Valtteri Bottas relativamente tranquilo rumo ao vice com a Mercedes, outros três competidores se enfrentam para ficar no 'pódio': além do holandês Max Verstappen, da Red Bull, o alemão Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari.
E as equipes terão trabalho em Austin. Fora a óbvia disputa para levar suas estrelas à glória, a escuderia italiana e o time austríaco têm problemas para resolver. No caso da Ferrari, será preciso observar com cautela mais um potencial embate entre Leclerc e Vettel, novamente próximos na tabela. Já a Red Bull vive seca, mas recebeu promessa de mais potência por parte da Honda. Confira essas e outras questões em jogo no GP dos Estados Unidos com o Motorsport.com:
Hexa de Hamilton
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Pódio do GP do México
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Hamilton comemora
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Bandeira mexicana no pódio
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
O britânico buscava o sexto título no México e conquistou a vitória, mas Bottas completou o pódio no Hermanos Rodríguez e adiou a glória do companheiro de Mercedes. Nos Estados Unidos, porém, Hamilton não depende do resultado do finlandês. Basta confiar em si para cumprir uma tarefa relativamente para uma estrela com um dos melhores carros do grid: chegar em oitavo. Tendo tudo isso em vista, é difícil duvidar do hexa no Texas.
Briga pelo terceiro posto entre pilotos
Rivais
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Leclerc, Verstappen e Vettel
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Charles Leclerc e Sebastian Vettel
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing, Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Algumas etapas após as férias de meio de temporada da F1, Verstappen e Leclerc eram cogitados como potenciais vice-campeões de 2019. Entretanto, Bottas recuperou - ao menos em partes - sua consistência e voltou a abrir boa vantagem para os concorrentes. Estes, por outro lado, viram a ascensão de Vettel na tabela. Leclerc agora soma 236 pontos, apenas seis a mais que o companheiro. Já o piloto da Red Bull tem 220. Com só três GPs restantes, é a hora da verdade.
Leclerc vs Vettel
Charles Leclerc, Ferrari SF90, Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari, Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Charles Leclerc, Ferrari SF90, nos boxes
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A disputa pelo terceiro lugar no mundial de pilotos é importante para os representantes da Ferrari, mas é uma preocupação mínima se comparada, neste momento, à 'conquista' do status de estrela principal do time de Maranello. Leclerc e Vettel já tiveram algumas rusgas ao longo do ano e o clima entre eles não é bom. Além disso, a irregularidade de ambos, que protagonizaram altos e baixos em 2019, sempre os coloca em 'combate' por pontos. A ver o que se passa nos Estados Unidos.
Recuperação da Red Bull
Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Max Verstappen
Foto de: Erik Junius
Max Verstappen, Red Bull
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Verstappen
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
A equipe austríaca esperava voltar ao pódio no Japão e no México, mas Verstappen não esteve na melhor de suas formas e o resultado acabou não chegando. Para a etapa norte-americana, porém, a RBR tem a promessa de mais potência por parte da Honda. Fornecedora de motores do grupo de energéticos, a montadora japonesa criou expectativa nos torcedores da escuderia, já que prometeu mais força nos motores para os últimos três GPs da temporada. Fiquemos de olho.
Tudo ou nada para a Renault
Nico Hulkenberg, Renault R.S. 19
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
Foto de: Erik Junius
Daniel Ricciardo, Renault R.S.19 Nico Hulkenberg, Renault R.S. 19
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Daniel Ricciardo, Renault R.S.19
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Travando grande batalha com a britânica McLaren pelo quarto lugar do mundial de construtores, o famigerado posto de 'melhor do resto', a Renault foi bem na Cidade do México e se recolocou de fato na disputa. Entretanto, os pontos perdidos pela equipe francesa com a desclassificação da etapa de Suzuka fazem falta e a tabela de pontuação não deixa mentir: 111 a 73 para o time de Woking. Com poucos pontos em disputa, chegou o momento do brilhantismo amarelo na F1.
Podcast #014 - Lito Cavalcanti: "A Ferrari é maior que a Fórmula 1"
Lito Cavalcanti é um dos principais comentaristas de automobilismo do País. Ao podcast do Motorsport.com, o especialista esmiuçou os bastidores da Fórmula 1, com destaque para a mudança de regulamentos que promete 'revolucionar' a categoria. Entre as afirmações, ele crava: "A Ferrari é maior do que a F1". Ouça:
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
"Muito triste": Massa dedica vitória na Stock a Márcio Fonseca, que foi assessor do piloto e morreu neste sábado, aos 68
Sette Câmara deixa 'porta aberta' para saída da ERT após erro da equipe que causou desclassificação no eP de SP de F-E
F1: Massa atualiza relação com Ecclestone após processar Bernie
F1: Mercedes vive pior começo de temporada na 'era efeito solo'; reestruturação é inevitável?
F1: Abandono na Austrália impede Verstappen de se aproximar de recorde de Hamilton
F1 - Eliminado no Q2, Hamilton desabafa: "A sensação é a mesma por três anos consecutivos"
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments