F1: Honda relata desafios de fazer motor de RBR e STR ao mesmo tempo
Diretor técnico da montadora japonesa explica o meticuloso processo para equipar duas equipes simultaneamente
Alexander Albon, Red Bull RB15 leads Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
Andy Hone / Motorsport Images
Fabricante dos motores da Red Bull e da AlphaTauri (antiga Toro Rosso) na Fórmula 1, a Honda teve preocupações quanto ao desafio de fornecer unidades de potência para duas equipes ao mesmo tempo.
Os temores da montadora japonesa se deveram ao fato de que a Red Bull optou por ter os motores da Honda em 2019. A decisão se deu após a fabricante ter sido ‘aprovada’ pelo time austríaco em 2018, quando a Honda equipou apenas a equipe júnior Toro Rosso.
Leia também:
Na passagem anterior da montadora pela categoria máxima do automobilismo, os japoneses haviam fornecido motores para duas equipes pela última vez na longínqua temporada de 2008, quando, além da própria Honda de fábrica, a Super Aguri foi uma ‘cliente’.
Ainda que a fabricante tenha apresentado uma unidade de potência com rendimento e confiabilidade satisfatórias em 2019, o diretor técnico da montadora na F1, Toyoharu Tanabe, quer aperfeiçoar ainda mais o motor japonês para o campeonato do ano que vem.
Ao Motorsport.com, o dirigente falou sobre a experiência de fornecer unidades motrizes para duas equipes em 2019 e projetou o trabalho para os próximos anos. "Foi um desafio, é claro", admitiu Tanabe. "Com mais equipes, são mais motores”.
“Mas tudo correu bem para as equipes. De todo modo, perguntei aos engenheiros e mecânicos: 'O que podemos fazer para o próximo ano?’”, revelou o diretor, que pôde comemorar em 2019 a primeira vitória da Honda na F1 desde 2006. Relembre como era o mundo naquela época:
Hamilton era campeão, mas da GP2
Foto de: GP2 Series Media Service
O dólar estava na faixa de R$2,15
Foto de: Divulgacao
Michael Schumacher anunciava sua primeira aposentadoria
Foto de: XPB Images
Fabio Cannavaro era eleito o melhor jogador do mundo daquele ano, após título mundial da Itália
Foto de: Divulgacao
Max Verstappen estava prestes a completar nove anos de idade
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Seu pai, Jos, competia na extinta A1 GP, representando a Holanda
Foto de: XPB Images
“Crash - No Limite” ganhou o Oscar de melhor filme
Foto de: Divulgacao
Max Mosley (à direita) era o presidente da FIA
Foto de: Sutton Motorsport Images
Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele fundou um banco que pretendia acabar com a pobreza no mundo. Escreveu “O banqueiro dos pobres”
Foto de: Divulgacao
Marc Márquez tinha apenas 13 anos
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Valentino Rossi era “apenas” pentacampeão da principal categoria da motovelocidade, e Nicky Hayden venceu o campeonato daquele ano
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Sony lançou o PlayStation 3, no Japão
Foto de: Divulgacao
Fernando Alonso se tornava bicampeão da F1
Foto de: Eric Gilbert
Plutão deixava de ser um planeta
Foto de: Divulgacao
Bento XVI era o Papa
Foto de: Divulgacao
O São Paulo FC conquistava títulos e foi o campeão brasileiro daquele ano
Foto de: Divulgacao
O Brasil era eliminado pela França, nas quartas de final da Copa de 2006
Foto de: Divulgacao
Jimmie Johnson conquistava seu primeiro título da NASCAR; o primeiro de sete
Foto de: Getty Images
O iPhone ainda não havia sido lançado
Foto de: Divulgacao
O Gol "Bolinha" foi o carro mais vendido, com 16.592 unidades
Foto de: Divulgacao
“Pedi: ‘Por favor, revise o que fizemos este ano. Qual foi a preocupação e o que foi um problema, em termos de gerenciamento na pista?'. Então podemos fazer uma lista, discuti-la internamente e bolar alguma ideia para o próximo ano".
Apesar do desafio de fornecer motor para mais uma equipe de F1, há o benefício de ter mais tempo de atividades na pista para coletar informações valiosas e experimentar atualizações nas unidades de potência.
Em 2019, a Honda completou 60.466 km de pista durante todos os finais de semana de atividades. Já nas quatro temporadas, bem menos: 29.483 km, 24.093 km, 26.993 km e 20.035 km, respectivamente.
Tanabe, porém, ponderou que o tempo em si não é o único fator: "Há diferenças entre as duas equipes. Aprendemos com as duas. Quanto mais informações tiverem para nos ajudar a melhorar nosso desempenho, melhor”.
"Apoiamos as duas equipes igualmente – em termos de especificação do motor, número de engenheiros e mecânicos, escala, tudo igual. Vamos manter o mesmo estilo, para o próximo ano e sempre”, completou.
GALERIA: Todos os carros e pilotos de Red Bull e Toro Rosso na F1
2005 - Red Bull, David Coulthard
Foto de: Red Bull Racing
2005 - Red Bull, Christian Klien
Foto de: XPB Images
2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi
Foto de: Red Bull Racing
2006 - Toro Rosso, Scott Speed
Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard
Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Scott Speed
Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: XPB Images
2007 - Red Bull, David Coulthard
Foto de: XPB Images
2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
Foto de: XPB Images
2008 - Red Bull, David Coulthard
Foto de: XPB Images
2008 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
Foto de: XPB Images
2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
Foto de: XPB Images
2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
Foto de: XPB Images
2009 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: XPB Images
2009 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: XPB Images
2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
Foto de: XPB Images
2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
Foto de: XPB Images
2010 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: XPB Images
2010 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi
Foto de: XPB Images
2011 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: XPB Images
2011 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
Foto de: XPB Images
2012 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2012 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: Sutton Motorsport Images
2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
Foto de: XPB Images
2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel
Foto de: XPB Images
2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,
Foto de: XPB Images
2014 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: Sutton Motorsport Images
2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo
Foto de: LAT Images
2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.
Foto de: XPB Images
2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.
Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo
Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia
Foto de: Sutton Motorsport Images
2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly
Foto de: Scuderia Toro Rosso
2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
2019 - Red Bull, Max Verstappen
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: Abandono na Austrália impede Verstappen de se aproximar de recorde de Hamilton
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
F1: Horner não descarta Sainz na Red Bull em 2025
Últimas notícias
F1: Quem subestima Sainz é “bobo”, diz ex-companheiro
F1: Mercedes descobre pista importante sobre origem de problemas no carro
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
F1: Russell diz se será favorecido ou não 'contra' novo companheiro após saída de Hamilton da Mercedes em 2025
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments