F1: Horner deve seguir como chefe da Red Bull até pelo menos 2026

Britânico ocupa o cargo desde a fundação da equipe, em 2005, estando à frente na conquista dos nove títulos, cinco de pilotos e quatro de construtores

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, lifts the Constructors trophy on the podium

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Christian Horner está próximo de seguir como chefe de equipe da Red Bull na Fórmula 1 até pelo menos 2026, após chegar a um acordo com a marca para a extensão de seu contrato. O britânico chegou à equipe em 2005, quando a marca de bebidas energéticas entrou na F1 com seu próprio time, estando à frente nos cinco títulos de pilotos e quatro de construtores.

O triunfo mais recente veio mais cedo neste mês, quando Max Verstappen garantiu o título de forma dramática na última volta do GP de Abu Dhabi, batendo Lewis Hamilton. Após a conquista, o holandês disse que não vê motivos para sair da Red Bull, enquanto o consultor Helmut Marko disse que já negociava uma extensão do contrato com o piloto.

Leia também:

Com a Red Bull buscando manter a base de sua equipe unida e comprometida, agora surge a informação de que Horner já assinou uma extensão de contrato que o garante como chefe de equipe até a introdução da nova geração de motores, em 2026.

Falando ao canal ServusTV ao lado de Verstappen, Marko disse que a parceria que ele tem com Horner "funciona muito bem" e que a Red Bull se mexeu para garantir essa renovação antes mesmo de Verstappen.

"Christian é o chefe de equipe, ele está sob os holofotes e eu fico mais nos bastidores", disse. "Mas coordenamos as coisas muito bem, determinamos a direção da equipe e dos funcionários. Nos assuntos políticos geralmente falamos a mesma língua e acho que o sucesso prova que estamos certos".

"Dietrich Mateschitz [Dono da Red Bull] disse 'quem é esse?' no começo, já que Christian não tinha experiência na F1. Mas eu já o conhecia da Fórmula 3000 e outras categorias de base e sabia de suas ambições e habilidades. Agora isso se desenvolveu para algo ótimo".

"Ele é um chefe de equipe carismático e, aliás, antes mesmo de você [Verstappen], já estávamos negociando uma extensão de contrato com ele até 2026. Dentro da equipe toda, ou pelo menos os cargos de ponta, queremos estabilidade para os anos de transição, com a chegada do novo regulamento de motores e de chassi, queremos um time sólido para isso".

Fontes dentro da Red Bull confirmaram ao Motorsport.com que a extensão do contrato de Horner já está assinada, confirmando o britânico na equipe a longo prazo.

Max Verstappen, Red Bull Racing, Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing wit the team

Max Verstappen, Red Bull Racing, Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing wit the team

Photo by: Getty Images / Red Bull Content Pool

Agora, o próximo contrato fundamental que a Red Bull busca renovar é o de Verstappen, mesmo que o atual do holandês tenha validade até o fim de 2023.

Questionado sobre o comentário de Verstappen, de querer ficar na Red Bull por mais 10, 15 anos, Marko brincou: "Suas palavras ainda não chegaram até seus empresários. Estamos discutindo isso no momento".

Verstappen acrescentou que "está muito feliz onde estou agora, e espero que possamos seguir fazendo isso juntos por mais 10 ou 15 anos". O holandês também descartou o fato do contrato de Hamilton com a Mercedes também chegar ao fim em 2023: "Não ligo muito para o que acontece do outro lado".

F1 AO VIVO: Além de Verstappen/Hamilton, quem foi o MELHOR DE 21? BRASIL teve GP DO ANO? Veja debate

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari deve revelar carro de 2022 em fevereiro
Próximo artigo F1 - Todt: Mercedes deveria ser mais celebrada por temporada 2021

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil