Últimas notícias

F1: Hulkenberg vê Alfa como última chance de garantir vaga em 2020

Piloto alemão deixará a Renault no fim da atual temporada para dar lugar ao francês Esteban Ocon

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team

Mark Sutton / Motorsport Images

De saída da Renault na Fórmula 1, Nico Hulkenberg apontou a Alfa Romeo como sua última chance potencial de permanecer no grid em 2020, já que o alemão não vê a Williams como uma oportunidade.

Além da Red Bull e da Toro Rosso, que devem continuar com seus quatro pilotos atuais, a Alfa Romeo e a Williams são as únicas equipes da F1 a confirmar seus representantes para a temporada 2020.

Leia também:

O finlandês Kimi Raikkonen, campeão de 2007, tem contrato com a Alfa Romeo até o fim do próximo campeonato. Entretanto, o italiano Antonio Giovanazzi ainda não foi confirmado para o ano que vem, apesar de algumas melhorias recentes.

Hulkenberg é a alternativa óbvia caso o time faça uma mudança, principalmente por causa das conexões do alemão com o chefe da equipe, Fred Vasseur. A complicação para ‘Hulk’ é que a Ferrari, fornecedora de motores da Alfa e apoiadora de Giovinazzi, tem grande influência.

No entanto, Hulkenberg deixou claro que vê a Alfa como uma casa em potencial. “Se eu posso me ver lá? Sim”, deixou no ar o experiente piloto, que nunca foi ao pódio da F1. Confira abaixo como está o ranking:

20. Sebastien Buemi - 55 GPs (2009-2011), melhor resultado é o 7° lugar nos GPs da Austrália 2009 e Brasil 2009.

20. Sebastien Buemi - 55 GPs (2009-2011), melhor resultado é o 7° lugar nos GPs da Austrália 2009 e Brasil 2009.

Foto de: Alessio Morgese

19. Alex Caffi, 56 GPs (1986-1992), o melhor resultado é o 4° lugar em Monaco-1989.

19. Alex Caffi, 56 GPs (1986-1992), o melhor resultado é o 4° lugar em Monaco-1989.

Foto de: LAT Images

18. Arturo Merzario, 57 GPs (1972-1979), o melhor resultado é o 4° lugar no Brasil-1973, África do Sul 1973 e Itália 1974.

18. Arturo Merzario, 57 GPs (1972-1979), o melhor resultado é o 4° lugar no Brasil-1973, África do Sul 1973 e Itália 1974.

Foto de: Sutton Motorsport Images

17. Jean-Eric Vergne, 58 GPs (2012-2014), melhor resultado é o 6° lugar no Canadá 2013 e Cingapura 2014.

17. Jean-Eric Vergne, 58 GPs (2012-2014), melhor resultado é o 6° lugar no Canadá 2013 e Cingapura 2014.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

16. Paul di Resta, 59 GPs (2011-2013, 2017), o melhor resultado é o 4° lugar em Cingapura 2012 e Bahrein 2013.

16. Paul di Resta, 59 GPs (2011-2013, 2017), o melhor resultado é o 4° lugar em Cingapura 2012 e Bahrein 2013.

Foto de: Sutton Motorsport Images

15. Esteban Gutiérrez, 59 GPs (2013-2014, 2016), o melhor resultado é o 7° lugar no Japão 2013.

15. Esteban Gutiérrez, 59 GPs (2013-2014, 2016), o melhor resultado é o 7° lugar no Japão 2013.

Foto de: Sutton Motorsport Images

14. Erik Comas 59 GPs (1991-1994), o melhor resultado é o 5° lugar na França 1992.

14. Erik Comas 59 GPs (1991-1994), o melhor resultado é o 5° lugar na França 1992.

Foto de: LAT Images

13. Satoru Nakajima, 74 GPs (1987-1991), o melhor resultado é o 4° lugar na Grã Bretanha 1987 e Austrália 1989.

13. Satoru Nakajima, 74 GPs (1987-1991), o melhor resultado é o 4° lugar na Grã Bretanha 1987 e Austrália 1989.

Foto de: LAT Images

12. Piercarlo Ghinzani, 76 GPs (1981, 1983-1989), o melhor resultado é o 5° lugar em Dallas 1984.

12. Piercarlo Ghinzani, 76 GPs (1981, 1983-1989), o melhor resultado é o 5° lugar em Dallas 1984.

Foto de: LAT Images

11. Vitantonio Liuzzi, 80 GPs (2005-2007, 2009-2011), o melhor resultado é o 6° lugar na Coreia 2010.

11. Vitantonio Liuzzi, 80 GPs (2005-2007, 2009-2011), o melhor resultado é o 6° lugar na Coreia 2010.

Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images

10. Marc Surer, 81 GPs (1979-1986), o melhor resultado é o 4° lugar no Brasil 1981 e na Itália 1985.

10. Marc Surer, 81 GPs (1979-1986), o melhor resultado é o 4° lugar no Brasil 1981 e na Itália 1985.

Foto de: Jean-Philippe Legrand

9. Jonathan Palmer, 83 GPs (1983-1989), o melhor resultado é o 4° lugar na Austrália 1987.

9. Jonathan Palmer, 83 GPs (1983-1989), o melhor resultado é o 4° lugar na Austrália 1987.

Foto de: LAT Images

8. Carlos Sainz Jr., 99 GPs (2015 -...), o melhor resultado é o 4° lugar em Singapura 2017.

8. Carlos Sainz Jr., 99 GPs (2015 -...), o melhor resultado é o 4° lugar em Singapura 2017.

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

7. Ukyo Katayama, 95 GPs (1992-1997), o melhor resultado é o 5° lugar no Brasil 1994 e San Marino 1994.

7. Ukyo Katayama, 95 GPs (1992-1997), o melhor resultado é o 5° lugar no Brasil 1994 e San Marino 1994.

Foto de: LAT Images

6. Marcus Ericsson, 97 GPs (2014 a 2018), melhor resultado foi o 8º lugar na Austrália 2014.

6. Marcus Ericsson, 97 GPs (2014 a 2018), melhor resultado foi o 8º lugar na Austrália 2014.

Foto de: Sutton Motorsport Images

5. Pedro Paulo Diniz, 98 GPs (1995-2000), o melhor resultado é o 5° lugar em Luxemburgo 1997 e na Bélgica 1998.

5. Pedro Paulo Diniz, 98 GPs (1995-2000), o melhor resultado é o 5° lugar em Luxemburgo 1997 e na Bélgica 1998.

Foto de: Sauber

4. Philippe Alliot, 109 GPs (1984-1990, 1993-1994), o melhor resultado é o 5º lugar em San Marino 1993.

4. Philippe Alliot, 109 GPs (1984-1990, 1993-1994), o melhor resultado é o 5º lugar em San Marino 1993.

Foto de: LAT Images

3. Pierluigi Martini, 118 GPs (1984-1985, 1988-1995), o melhor resultado é o 4° lugar em San Marino 1991 e Portugal 1991.

3. Pierluigi Martini, 118 GPs (1984-1985, 1988-1995), o melhor resultado é o 4° lugar em San Marino 1991 e Portugal 1991.

Foto de: LAT Images

2. Adrian Sutil, 128 GPs (2006-2011, 2013-2014), o melhor resultado é o 4° lugar na Itália 2009.

2. Adrian Sutil, 128 GPs (2006-2011, 2013-2014), o melhor resultado é o 4° lugar na Itália 2009.

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

1. Nico Hulkenberg, 176 GPs (2010, 2012 -...),  melhor resultado é o 4° lugar na Bélgica 2012, Coreia 2013 e Bélgica 2016.

1. Nico Hulkenberg, 176 GPs (2010, 2012 -...), melhor resultado é o 4° lugar na Bélgica 2012, Coreia 2013 e Bélgica 2016.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

20

A avaliação de Hulk também se deve ao fato de que a Williams deve ceder a vaga do polonês Robert Kubica, de saída da equipe, ao reserva canadense Nicholas Latifi, que briga pela superlicença na Fórmula 2.

Além disso, Hulkenberg que este não é o momento para retornar à escuderia britânica, pela qual iniciou sua carreira na F1 em 2010, ao lado do brasileiro Rubens Barrichello. "Acho que eles precisam de outra pessoa", disse ele.

"Acho que não sou o piloto certo para eles. Não acho que seja o momento certo para nós. Com todo o respeito à equipe, corri por eles e tudo mais, mas não acho que isso vai acontecer”, ponderou, mencionando o mau momento do time de Grove na F1.

O alemão também descartou a possibilidade de assumir o papel de piloto de reserva em um time do pelotão da frente. "Não, isso não é uma opção", cravou Hulk, antes de falar sobre a possibilidade de ir para outra categoria.

“Ou talvez eu não corra por um tempo. Honestamente, eu não sei agora. Depende do que acontecerá, do que se desenrola aqui [F1], e quando eu tiver essa resposta, vou olhar para outras coisas”, respondeu.

"Mas precisaria ser algo que eu goste, um desafio que me excite. Ainda não tenho conclusão nem resposta perfeita para isso”, afirmou Hulkenberg, que já passou por Sauber e Force India, além de Williams e Renault.

Trajetória na F1

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Photo by: Erik Junius

O alemão também garante não se arrepender de nada na F1, apesar de nunca ter corrido por uma equipe de ponta: “Me saí bem ao longo dos anos, de forma consistente. Isso mostra alguma qualidade”.

“Claro que gostaria de ter mais pontos, além de pódios e vitórias. Mas sei as razões pelas quais as coisas talvez não tenham sido assim, estou em paz comigo mesmo e durmo bem à noite. Adoraria continuar correndo, mas se não der, a vida continua”.

Hulk reconheceu, no entanto, que é frustrante não ter dado continuidade à sua carreira estelar nas categorias inferiores, com direito a títulos de F3, GP2 e A1 GP: “Claro que sim, mas, obviamente, os anos passam e você entende”.

“Se você não tem as ferramentas, fica meio difícil e as opções são limitadas para lutar pela frente. Você faz o que pode. Claro que você gostaria de fazer mais, e ainda sonho com isso, mas a realidade é diferente”.

“A F1 ainda é a F1, significa muito, é o auge do automobilismo, então não há uma opção alternativa neste momento, porque ainda são os melhores pilotos do mundo, as melhores equipes, os melhores engenheiros”.

“Quando você acerta as coisas, tem um ótimo final de semana ou corrida, e é apenas sexto, sétimo ou oitavo, seja o que for, ainda dá satisfação, vale a pena. De uma maneira diferente, é claro, mas isso é a realidade possível", completou Hulkenberg.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

GALERIA: Relembre todos os carros da Renault na Fórmula 1

1977: Renault RS01

1977: Renault RS01

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01

1978: Renault RS01

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10

1979: Renault RS10

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20

1980: Renault RE20

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30

1981: Renault RE30

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30

1982: Renault RE30

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40

1983: Renault RE40

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50

1984: Renault RE50

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60

1985: Renault RE60

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202

2002: Renault R202

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23

2003: Renault R23

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24

2004: Renault R24

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25

2005: Renault R25

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26

2006: Renault R26

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27

2007: Renault R27

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28

2008: Renault R28

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr.
2009: Renault R29

2009: Renault R29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr., Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16

2016: Renault R.S.16

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17

2017: Renault R.S.17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18

2018: Renault R.S.18

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19

2019: Renault R.S.19

Foto de: Renault Sport

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
21

Siga o Motorsport.com no TwitterFacebookInstagram Youtube.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GALERIA: Capacete especial de Ricciardo para o GP dos EUA de F1
Próximo artigo Veja como foi o primeiro treino livre para o GP dos Estados Unidos de F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil