F1 lança campanha pelo fim do assédio e abuso online e nas pistas: "Se não consegue ser respeitoso, não faça parte do esporte"

Campanha "Drive it Out" vem em resposta aos episódios relatados na Áustria, duramente criticados por pilotos e chefes de equipe

Fans watch the action from a packed grandstand

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Em resposta aos vários casos de assédio e preconceito relatados por fãs durante o fim de semana do GP da Áustria, a Fórmula 1 lançou neste sábado a campanha Drive it Out ('Conduza para fora' em tradução literal), com o objetivo de combater os episódios de abuso existentes no esporte tanto nos autódromos quanto online, tendo apoio da FIA e de todas as dez equipes.

Na passagem da F1 pelo Red Bull Ring, vários episódios de machismo, racismo e homofobia foram relatados nas redes sociais, levando a categoria, equipe e pilotos a cobrarem ações.

Leia também:

A campanha foi lançada através de um vídeo com a presença de todos os pilotos, o CEO da F1 Stefano Domenicali e o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, criticando os episódios de assédio e preconceito nos eventos e online, pedindo para que as pessoas bloqueiem e denunciem os agressores.

"A Fórmula 1 é sobre competição e rivalidade, mas também respeito", diz o vídeo. "Respeito como competidores, respeito por nossos fãs, respeito por toda a família F1. Abuso de qualquer tipo é inaceitável. Se você não consegue ser respeitoso, então não faça parte de nosso esporte".

"Não podemos deixar esses que acham que podem agredir outros se safem. Temos um dever de vir à frente e dizer chega. Estamos agindo como comunidade para bloquear esses que abusam dos outros online. Não vamos mais permitir isso nas nossas corridas. Mas precisamos também que as plataformas de mídias sociais ataquem esse problema com tudo".

"Os que se escondem nas redes sociais com visões abusivas e desrespeitosas não são nossos fãs. Estamos unidos e pedimos que vocês se unam a nós em todo o esporte e sociedade. Vamos conduzir isso para fora juntos".

 

A campanha Drive it Out é a primeira ação real da F1 para garantir que os episódios de assédio e abuso nos eventos sejam coibidos após condenar o comportamento "inaceitável" de fãs na Áustria. A categoria disse durante o evento que conversaria com a organização da prova para melhorar a segurança no futuro. E essas conversas devem ser estendidas a todos os eventos do calendário.

Na Áustria, pilotos como Max Verstappen, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, e chefes de equipe como Christian Horner e Toto Wolff fizeram críticas duras a esses fãs, falando que esse comportamento não tem espaço no esporte ou na sociedade e pedindo uma resposta da polícia a esses atos de agressão.

TELEMETRIA: RICO PENTEADO analisa quem pode chegar na FRENTE na HUNGRIA

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Latifi bate Leclerc no fim e lidera movimentado TL3 sob muita chuva na Hungria
Próximo artigo Internet vai à loucura com P1 de Latifi no TL3 na Hungria; veja reações

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil