Relato do treino livre

F1: Leclerc lidera o primeiro treino livre para o GP de Mônaco com Pérez em 2º

Primeira sessão do fim de semana foi repleta de escapadas na Sainte Devote e uma bandeira vermelha devido a problemas na Haas de Schumacher

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

Glenn Dunbar

A "joia da coroa" está de volta. Nesta sexta-feira, a Fórmula 1 iniciou as atividades para o GP de Mônaco, sétima etapa da temporada 2022. E na primeira sessão do fim de semana nas ruas de Monte Carlo, tivemos várias bandeiras amarelas e até mesmo uma vermelha, com Charles Leclerc terminando na ponta, à frente de Sergio Pérez, Carlos Sainz e Max Verstappen.

Completando o top 10: Lando Norris, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo, George Russell, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

Leia também:
 

A F1 volta a Mônaco em meio a discussões sobre o futuro da etapa. A organização do evento negocia com a categoria, enquanto os pilotos defendem a manutenção do GP, afirmando que se trata de parte da história do esporte.

Por se tratar de uma pista muito diferente do resto do campeonato, os pilotos não perderam tempo e já saíram dos boxes assim que a cronometragem de 1h foi iniciada, com a grande maioria dos pilotos apostando nos compostos duros, exceto a Ferrari, que saiu com os pneus macios. 

Após os 15 minutos iniciais, Sainz lidera com 01min15s882, apenas 0s001 à frente de Leclerc, com Verstappen também na cola, a 0s051, sendo que o holandês fez sua marca de pneus duros, contra os médios da dupla do time italiano. Ricciardo vinha em quarto, a 0s567, com Pérez fechando o top 5, com Norris, Hamilton, Gasly, Magnussen e Alonso fechando os dez primeiros.

 

Na sequência, a bandeira amarela deu as caras pela primeira vez, com Leclerc perdendo o ponto de frenagem na Sainte Devote, a primeira curva do circuito e indo para a área de escape. Ao mesmo tempo, Verstappen pulava para a ponta com 01min15s327.

Mais problemas pouco depois. Schumacher avisou pelo rádio que estava com problemas de câmbio, e tentava voltar aos boxes, mas seu carro ficou parado bem na entrada do pitlane. Isso forçou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha.

 

A sessão foi retomada com 36 minutos ainda no relógio, e mais pilotos passaram a se aventurar com os compostos médios.

Com 30 minutos transcorridos, era Norris quem liderava, com 01min15s301, apenas 0s026 à frente de Verstappen, ainda com tempo de pneus duros. Hamilton era o terceiro, a 0s198, com Ricciardo em quarto e Leclerc e Sainz em quinto e sexto. Enquanto isso, Bottas era o único ainda sem tempo marcado, com a Alfa Romeo investigando um problema em seu carro.

 

Agora de pneus médios, Verstappen voltava à ponta, com 01min14s712, apenas 0s034 à frente de Leclerc. Pérez era o terceiro, a quase 0s2. Norris e Gasly completavam o top 5, com Russell em sexto, Hamilton em nono e Sainz em 13º. O heptacampeão voltou aos boxes após escapar por pouco de uma batida no terceiro setor.

A bandeira amarela voltou a figurar, agora por causa de Verstappen. O holandês veio com tudo para a primeira curva, travou os pneus e foi parar na área de escape da Sainte Devote, conseguindo voltar sem maiores problemas. Pouco depois, foi a vez de Magnussen passar pelo mesmo.

 

No final, foi Charles Leclerc quem terminou à frente, com um tempo de 01min14s531, apenas 0s039 à frente de Sergio Pérez. Carlos Sainz foi o terceiro, também bem próximo, a 0s070. Max Verstappen foi o quarto, 0s181 atrás do monegasco.

Completando o top 10: Lando Norris, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo, George Russell, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

A Fórmula 1 volta à pista de Mônaco logo mais, para o segundo treino livre do fim de semana. A sessão está marcada para 12h, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro. E já anote aí: assim que acabar o TL2, tem Sexta-Livre ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube, com uma análise completa do primeiro dia de atividades no Principado. Não perca!

Cla # Piloto Equipe Motor Voltas Tempo Diferença
1 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 29 1'14.531  
2 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Red Bull 30 1'14.570 0.039
3 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 28 1'14.601 0.070
4 1 Netherlands Max Verstappen Red Bull Red Bull 26 1'14.712 0.181
5 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 31 1'15.056 0.525
6 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Red Bull 33 1'15.083 0.552
7 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 33 1'15.157 0.626
8 63 United Kingdom George Russell Mercedes Mercedes 34 1'15.211 0.680
9 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 33 1'15.387 0.856
10 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 29 1'15.499 0.968
11 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Red Bull 36 1'15.536 1.005
12 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 26 1'15.539 1.008
13 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 28 1'15.749 1.218
14 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 30 1'15.806 1.275
15 23 Thailand Alexander Albon Williams Mercedes 39 1'16.110 1.579
16 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 24 1'16.315 1.784
17 24 China Guan Yu Zhou Alfa Romeo Ferrari 27 1'16.417 1.886
18 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 30 1'17.714 3.183
19 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 12 1'18.636 4.105
20 77 Finland Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 2    

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #179: O que Hamilton e Russell podem conseguir com melhora da Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Saiba como foi o primeiro treino livre em Mônaco
Próximo artigo F1: McLaren passa a carregar o nome de Senna no halo do carro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil