Últimas notícias

F1 mantém atual formato de classificação para 2020

Ideia de incluir um “Q4” para próxima temporada foi frustrada, depois que os regulamentos esportivos oficiais foram publicados com o atual sistema em vigor

The cars of Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38, Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14, Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, Sergio Perez, Racing Point RP19, Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38, and Lando Norris, McLaren MCL34, in Parc Ferme after Qualifying

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

As equipes da F1 discutiram uma proposta para levar à direção da categoria um novo formato de classificação de quatro partes, do qual a Liberty Media gostava porque acreditava que isso melhoraria a quantidade de tempo que os carros estariam na pista e aumentaria as chances de os pilotos errarem.

A ideia era que quatro carros fossem eliminados após o Q1, Q2 e Q3, deixando apenas oito para brigar pela pole no Q4. Estes começariam com as mesmas especificações de pneus que usaram para definir seus tempos no Q4.

Leia também:

Mas, em meio a um certo ceticismo das equipes sobre os benefícios, e as preocupações com os limites do número de pneus poderiam prejudicar a corrida, várias simulações por computador foram concluídas para verificar o impacto.

Essas simulações deixaram as equipes sem dúvidas de que, sem pneus extras, havia um risco de o Q4 se transformar em um anticlímax - com os pilotos talvez conseguindo apenas uma volta e alguns optando por não entrar na pista.

O diretor técnico da Racing Point, Andy Green, falou sobre a análise do plano do Q4: "Não faz muito sentido para nós. Há uma falta de pneus e isso poderia promover as três melhores equipes ainda mais à frente. Isso para mim não parece diminuir as diferenças e melhorar as corridas.”

"Classificar é, provavelmente, uma das partes menos erradas. No momento, o espetáculo da classificação funciona. Nós tentamos aprimorá-lo algumas vezes, e isso não aconteceu."

Um encontro entre as equipes e a FIA na China levou à paralisação das mudanças, e sem o apoio da maioria necessário para mudar as regras, parece que a F1 agora permanecerá com o formato atual.

Os regulamentos esportivos da F1 para 2020 já foram publicados e, sob as regras, a única maneira agora de o sistema de classificação mudar seria com o apoio unânime das equipes - algo que é improvável.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Senna teve encontro secreto com a Ferrari 4 dias antes de morrer: 'Quero aposentar aqui'
Próximo artigo Hamilton relembra Senna: “Você viverá eternamente”; veja outras homenagens ao piloto brasileiro

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil