F1 marca reunião urgente para mudar treino de classificação

Novo formato foi alvo de muitas críticas depois de um final com nenhum piloto na pista

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07, e Lewis Hamilton

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07, e Lewis Hamilton

XPB Images

Eric Boullier, McLaren Racing Director with Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director
Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director in the Press Conference
Press Conference (From back row (L to R)): Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 Managing Director, Eric Boullier, McLaren Racing Director; Gene Haas, Haas Automotion President, Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal, Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director, Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal.
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 VJM09

Os chefes de equipe da Fórmula 1 vão se reunir antes do Grande Prêmio da Austrália no domingo para discutir uma mudança urgente no sistema de classificação para a próxima corrida, no GP do Bahrein. Hamilton foi o pole position em um final de Q3 morno.

Diante de uma forte reação de que o formato de eliminação falhou - com as equipes e Bernie Ecclestone infelizes sobre como o novo sistema funcionou neste sábado na Austrália -, o Motorsport.com tem conhecimento de que uma reunião de chefes de equipe está programada para acontecer em Albert Park, no domingo.

Na reunião, é provável que um movimento será feito para se chegar a um acordo sobre quais medidas devem ser tomadas para que as alterações sejam feitas imediatamente.

Quando questionado se havia um sentimento generalizado da necessidade de alterar a qualificação, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse: "Eu acho que há uma vontade. Ninguém tentou realmente prejudicar de propósito o espetáculo na qualificação."

"A ideia básica de ter um duelo e deixar tudo muito emocionante a cada 90 segundos quando alguém cai fora poderia provocar resultados que dão uma certa variabilidade que um favorito possa errar".

"Então, o conceito básico não estava completamente estúpido. Mas como acontece com muitas coisas o problema está nos detalhes. E vimos hoje que as coisas ficaram realmente complicadas em um momento onde devemos simplificar, e houve períodos que os carros não estavam na pista".

Voltando atrás

Wolff atendeu a um telefonema de Ecclestone em que o assunto foi a classificação.

Entende-se que o resultado mais provável da reunião de domingo será para a volta ao seu formato antigo na sua totalidade, e não apenas ajustes sendo feitos para Q3.

Wolff acrescentou: "Nós tinhamos um formato de qualificação que era muito bom. Na tentativa de apimentar as coisas acabamos nisso"

"Essa é a escolha óbvia: voltar ao que tínhamos antes".

"Se tivéssemos de reinventar um formato diferente, precisamos pensar cuidadosamente sobre o que deveria ser. Não devemos fechar os olhos para tentar fazer o espetáculo melhor - que é importante, mas deve ser um pensamento através do processo."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Pilotos detonam nova classificação da F1 e pedem mudança
Próximo artigo Falha da Williams pode provocar punição a Bottas

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil