F1: Marko justifica ordens sobre Pérez e Verstappen e ironiza melhora da Mercedes: "Ainda não nos desafiam"

Segundo o consultor da Red Bull, não foi fácil controlar a calma do atual campeão sobre a falha no acionamento do DRS

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates with his team in Parc Ferme

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates with his team in Parc Ferme

Mark Sutton / Motorsport Images

Apesar do segundo lugar no GP da Espanha de Fórmula 1, Sergio Pérez não escondeu seu descontentamento com a ordem que recebeu da Red Bull, de não segurar Max Verstappen. Mas o consultor Helmut Marko justificou a ação, afirmando que não teria como o mexicano segurar o companheiro de equipe com os pneus que tinha no momento.

Ao ser questionado se entendia o descontentamento de Pérez, Marko disse: "É a mesma história que com Max [suas reclamações pelo rádio]. Ele não entendia o que estava acontecendo. Mas eles estavam em estratégias diferentes: Max com três paradas e Checo com duas".

Leia também:

"Nunca teria conseguido [segurar a posição] com esses pneus porque Max era muito mais rápido. Assim, era interessante para a equipe jogar assim. Não somente porque isso daria a Max a liderança do mundial, mas também garantiria a dobradinha".

Pérez ainda precisou ir aos boxes pela terceira vez antes do fim da prova para garantir o ponto da volta mais rápida. Marko afirmou que a situação teria sido diferente se tivessem liberado a disputa. Além disso, acrescentou que as altas temperaturas voltaram a ser um rival, aumentando a importância de evitar uma disputa entre eles.

"Também tivemos as altas temperaturas. Era possível ver que Hamilton começava a sofrer com problemas de motor. E estávamos no limite. Assim, nos focamos em Russell, garantindo que estaríamos à sua frente".

Marko ainda recordou o momento difícil vivido pela Red Bull na Austrália, onde Verstappen abandonou pela segunda vez no ano com problemas técnicos, o deixando a 46 pontos de Leclerc, uma situação muito diferente da atual.

O holandês venceu pela terceira vez consecutiva graças ao abandono do rival e agora lidera o Mundial pela primeira vez no ano.

"Foi neste momento em que todos disseram que era o nosso fim", refletiu Marko. "Disse que ainda restavam corridas suficientes e que voltaríamos".

Apesar da vitória, o GP da Espanha não correu sem problemas para Verstappen, com uma escapada da pista no começo da prova e falhas na ativação do DRS, que atrapalhou seu avanço durante a corrida.

Segundo Marko, não foi fácil manter a calma do holandês neste momento: "Mas, o que poderia ser feito? Não dá pra explicar na hora com detalhes o problema, já que ele precisa pilotar na pista".

O consultor ainda terminou falando que a melhora da Mercedes não o preocupa. Com um sorriso no rosto, disse: "Eles estão se aproximando, mas ainda não conseguem nos desafiar!".

VÍDEO: Qual é o melhor piloto da temporada 2022 da F1 até agora?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #178: Será o fim da linha para Vettel e Alonso na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari envia motor de Leclerc para investigação em Maranello
Próximo artigo F1: Vettel persegue ladrão com scooter após furto de pertences de piloto

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil