F1: Marko também se reuniu com Enzo Fittipaldi para 2023; entenda

Destaque da F2, brasileiro teve encontro com chefe do grupo Red Bull na companhia do irmão Pietro, reserva da Haas que pleiteia titularidade no time dos EUA

Enzo Fittipaldi

Enzo Fittipaldi

Dutch Photo Agency

Em meio às negociações do grupo Red Bull com o astro norte-americano da IndyCar Colton Herta para uma vaga na AlphaTauri para a Fórmula 1 2023, quem também se reuniu com o consultor de automobilismo da marca de energéticos na categoria, Helmut Marko, foi Enzo Fittipaldi.

Helmut Marko, Red Bull Racing

Helmut Marko, Red Bull Racing

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O piloto brasileiro é um dos destaques da Fórmula 2 em 2022, ano em que o neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão da F1, faz sua primeira temporada completa na categoria de acesso à elite global do esporte a motor.

O editor recomenda:

Enzo, de 21 anos, corre pela equipe Charouz Racing System, que está bastante inconsistente no atual campeonato, mas ele tem sido um dos principais nomes da F2: ocupa a sétima posição da tabela de pilotos e soma 111 dos 115 pontos conquistados pelo time tcheco neste ano.

Fittipaldi já conquistou cinco pódios em 2022 e está em busca de uma vitória nesta temporada, que terá a disputa de mais duas etapas -- Monza, no próximo fim de semana, e Abu Dhabi, em novembro --, com quatro corridas restantes neste ano.

Ao Motorsport.com, Enzo já declarou que seu principal objetivo para 2023 é uma vaga em uma equipe de ponta na F2, a fim de brigar pelo título. Entretanto, com o mercado de pilotos para a F1 2023 agitado, o brasileiro sonda algumas possibilidades. 

Enzo Fittipaldi

Enzo Fittipaldi

Photo by: Dutch Photo Agency

Neste sentido, uma das opções está no grupo Red Bull: embora a marca austríaca já tenha o holandês Max Verstappen e o mexicano Sergio Pérez confirmados na equipe principal para o ano que vem, a AlphaTauri, 'time B' do grupo de energéticos, pode ter dois assentos vagos para 2023.

Principal piloto da escuderia italiana, Pierre Gasly já foi confirmado pelo grupo para a próxima temporada, mas o francês pode sair da estrutura austríaca para assumir a vaga deixada por Fernando Alonso na Alpine -- o espanhol correrá pela Aston Martin em 2023.

Com isso, o carro de Gasly pode se juntar ao do japonês Yuki Tsunoda como uma das possibilidades para pilotos que pleiteiam um assento na AlphaTauri, que também poderia contratar novos competidores para as vagas de reserva e/ou desenvolvimento.

Tendo isso em vista, Marko já se reuniu com Fittipaldi, em encontro que também contou com a presença do irmão de Enzo, Pietro, reserva da Haas -- o neto mais mais velho de Emerson, aliás, também tenta uma vaga no grid da F1, buscando financiamento para pleitear um assento na própria Haas, que já tem o dinamarquês Kevin Magnussen confirmado para 2023, mas pode dispensar Mick Schumacher, após o alemão romper laços com a Ferrari, fornecedora de motores do time dos EUA.

Pietro Fittipaldi e Enzo Fittipaldi

Pietro Fittipaldi e Enzo Fittipaldi

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

De todo modo, uma ida de Enzo para a AlphaTauri como titular dependeria de vários pré-requisitos, mas tal cenário não impede uma contratação do jovem como reserva do time de Faenza -- inclusive com Enzo seguindo na F2 em 2023 -- ou até uma entrada do brasileiro na Academia da Red Bull.

Além de Fittipaldi, quem também negocia com a AlphaTauri para 2023 é outro brasileiro: Felipe Drugovich. Líder da F2, o piloto da equipe MP Motorsport pode ser campeão da categoria já na Itália e tenta uma vaga de titular na F1, além de negociar com a Aston Martin um posto como reserva.

MARI BECKER disseca Hamilton e Alonso, responde sobre HATERS, fala de DRUGO na F1 e avalia LECLERC

PODCAST #193: 'Estilo Briatore' faz com que Piastri chegue à F1 queimado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: A história real por trás da ida de Piastri à McLaren
Próximo artigo F1: Wolff compreende que equipes são "sacos de vômito" para pilotos irritados

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil