F1: McLaren teme não cumprir teto orçamentário em 2022

Time de Woking se junta a Ferrari, Red Bull e Mercedes, que pedem ajuste no limite de gastos fixado para este ano

Andreas Seidl, Team Principal, McLaren

Andreas Seidl, Team Principal, McLaren

Sam Bloxham / Motorsport Images

Em meio ao debate sobre ajuste do teto orçamentário na Fórmula 1, mais uma equipe admite que possivelmente irá estourar o limite de 141,2 milhões de dólares até o fim da temporada 2022: a McLaren.

Várias equipes de ponta da F1 indicaram que será impossível cumprir o teto determinado para 2022 devido à inflação e o aumento dos custos com frete. Christian Horner, da Red Bull, chegou a sugerir que até sete times poderão estourar esse limite, que é de 141,2 milhões de dólares (140 milhões acordado anteriormente mais 1,2 milhão por corrida extra para além do plano original de 21 GPs).

Leia também:

Enquanto isso, outras equipes como Alpine e Alfa Romeo se colocam contra a modificação, afirmando que os times de ponta usariam esse valor extra para seguirem desenvolvendo seus carros. Mas Andreas Seidl, chefe da McLaren, espera que a FIA e a F1 possam encontrar uma solução para isso.

"Para nós, como equipe, que planejávamos gastar o teto no começo do ano, todos esses gastos inesperados que surgiram, nos deixam em posição de não cumpri-lo mais, porque simplesmente temos alguns custos fixados desde o início da temporada", disse ao Motorsport.com.

"Há gastos fixos com os recursos em jogo, com pessoal e mais, algo que não tem como ajustar mais. E com esse grande aumento inesperado, especialmente no frete, estamos na mesma posição de outras equipes que não poderão cumprir o teto neste ano".

"E eu ainda espero que, com todas as conversas que estão acontecendo no momento, junto com as outras equipes, FIA e F1, que encontraremos a solução que represente o melhor interesse do esporte para o futuro".

Lando Norris, McLaren MCL36

Lando Norris, McLaren MCL36

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Seidl insiste que ainda acredita no princípio do teto, argumentando que ele é necessário para a sustentabilidade do esporte e para aproximar o grid.

"Não quero entrar em muitos detalhes sobre as discussões. O mais importante é que, pelo interesse do esporte, achemos uma solução para todos, porque acho que é crucial garantirmos que os princípios do teto não sejam neutralizados".

"Estou feliz que tenhamos o teto. Era necessário para o esporte em geral, mas também para garantir a continuidade de nós como equipe na F1 de forma que fosse financeiramente sustentável, criando ainda uma posição que permita a competitividade no lado esportivo. É uma nova dimensão ou parâmetro que precisa ser considerada na forma como você completa o ano na F1".

Questionado se ele mira o excesso de 5% do teto orçamentário, quando as punições se tornam mais pesadas, Seidl insistiu que não: "Não estou focado em um certo ponto. Estou focado em achar uma solução que funcione para todos envolvidos. Novamente, tendo o interesse do esporte em mente".

VÍDEO: Como explicar carro de Mick Schumacher partido ao meio em Mônaco?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GP do Canadá de F1: Horários e como assistir ao retorno da etapa de Montreal
Próximo artigo F1 - Gasly pede que FIA intervenha para acabar com porpoising: "Nos salvar de ter que usar bengala com 30 anos"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil