F1: Mercado de pilotos para 2027 esquenta com brasileiro na mira; veja todas as possíveis trocas
Rafa Câmara tem duas opções na manga, mas depende de uma série de outras movimentações
Foto de: Peter Fox
A silly season da Fórmula 1 já começou a tomar forma, apesar de nenhum piloto ter confirmado mudanças para a próxima temporada. No entanto, os rumores e informações continuam circulando pelo paddock e ganhando força. Aqui estão as informações mais recentes sobre o assunto.
Verstappen detém a 'chave' no pelotão da frente
Max Verstappen assinou um contrato com validade até o fim de 2028, mas o acordo, como já é de conhecimento público, tem cláusulas que permitem a saída do holandês em caso de baixo rendimento da Red Bull.
Em 2026, Verstappen já foi relacionado a uma vaga na Mercedes ou na McLaren e Raymond Vermeulen, empresário do tetracampeão, confirmou ao Bild, em junho, que o caminho estaria aberto para outras equipes caso o holandês não estivesse pelo menos na segunda posição do campeonato até as férias de agosto.
No momento, nenhuma mudança parece provável para Max, pelo menos não entre as duas equipes de ponta. Isso porque parece improvável que a Mercedes abra mão de sua atual dupla - a menos que George Russell prove que não conseguirá dar a volta por cima ainda em 2026.
Foto de: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images
As chances parecem ainda menores na McLaren. Lando Norris e Oscar Piastri já deixaram claro que não pretendem deixar o time de Woking e Andrea Stella e Zak Brown confirmaram que estão satisfeitos com seus pilotos.
A única possibilidade que parece mais palpável seria a troca entre Piastri e Verstappen - com o australiano assumindo a vaga na Red Bull, apesar das possibilidades parecerem, pelo menos no momento, remotas.
Brasileiro no grid
O nome de Rafael Câmara vem ganhando força nos últimos meses, principalmente por sua constância na Fórmula 2 depois de se tornar campeão da Fórmula 3 no ano de estreia. O brasileiro foi cotado para uma vaga na Haas e, mais recentemente, na Cadillac.
No entanto, Câmara está em uma disputa acirrada com Leo Fornaroli pelo assento da Haas. O piloto italiano é apoiado pela McLaren e também ganhou destaque dentro da Ferrari, inclusive, também fazendo um teste de TPC (carros anteriores) com a equipe da Carolina do Norte.
Disputas no pelotão do fundo
Mesmo com a melhora da Aston Martin, o time ainda está no pelotão do fundo, mas as mudanças no carro podem se tornar mais atrativas para os pilotos, principalmente porque dinheiro não é um problema para o time de Silverstone.
A dupla da Haas foi relacionada a uma possível mudança para a equipe de Lawrence Stroll. No entanto, Oliver Bearman já negou que deixará o time parceiro da Ferrari na próxima temporada, enquanto, recentemente, o portal japonês Autorsport Web trouxe a informação de que Esteban Ocon estaria de olho na vaga de Fernando Alonso.
O francês está enfrentando fortes rumores de que deixará a Haas no próximo ano. A situação para Ocon não é das mais positivas, sua carreira não chama grande atenção e a falta de grandes patrocinadores também depõe contra.
Porém, Ocon pode encontrar espaço na Aston Martin caso Alonso decida deixar o time de Silverstone, isso porque Stroll está empenhado em colocar um campeão mundial ao lado de Lance Stroll. Caso nenhum dos atuais esteja disponível, um vencedor de um GP pode ser uma boa opção.
Foto de: Guido De Bortoli / LAT Images via Getty Images
Outro piloto que tem lutado no fundo do grid é Sergio Pérez, que inclusive tem tido resultados menos positivos que Valtteri Bottas. O mexicano, no entanto, estaria visando uma possível vaga na Williams, também segundo o portal japonês.
Isso apenas aconteceria caso Carlos Sainz decidisse de fato deixar a equipe de Grove, já que, ao que tudo indica, Alex Albon não deve sair.
O destino de Sainz pode se encontrar em dois locais: Alpine ou Audi, apesar de Nico Hulkenberg já ter afastado a possibilidade de uma chegada do espanhol em uma das vagas principais.
Segundo informações do F1 Oversteer, Carlos poderia ser parte de uma troca simples com Franco Colapinto. O espanhol poderia ir para a Alpine, enquanto o argentino voltaria para a Williams.
Retorno de Alonso à Alpine?
Com a entrada da Gucci como patrocinadora master da Alpine na próxima temporada, os rumores de que Fernando Alonso poderia retornar à equipe de Flavio Briatore ganharam força.
Já que Pierre Gasly tem um acordo de longa duração, sua vaga não está ameaçada. Sendo assim, se o espanhol decidir voltar a trabalhar com o time francês, é Colapinto que será retirado e deverá procurar outro local para continuar correndo.
Bortoleto LÍDER da nova geração, ARMADILHA para Rafa Câmara, futuros de MAX e da F1: LITO CAVALCANTI
Ouça a versão em áudio do PODCAST Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários