F1: Mercedes admite que temeu ausência no GP da Áustria caso batesse na Sprint

Diretor técnico da equipe falou sobre como time esteve por um triz de não poder correr na corrida principal de domingo

Lewis Hamilton, Mercedes W13 crashes

Zak Mauger / Motorsport Images

O diretor técnico da Mercedes na Fórmula 1, Mike Elliott, admitiu que a equipe temia que um de seus carros pudesse perder o GP da Áustria se fosse danificado na corrida sprint de sábado.

Lewis Hamilton e George Russell tiveram fortes acidentes ​​no Q3 de sexta-feira na classificação, e o primeiro foi forçado a mudar de chassi, que foi montado para ele na manhã de sábado.

Leia também:

Ambos os pilotos perderam as asas traseiras nos acidentes, e a única peça sobressalente da especificação de baixo arrasto preparado para o GP da Áustria foi dado a Hamilton, já que ele estava mais atrás no grid e, portanto, tinha mais ultrapassagens a fazer. Enquanto isso, Russell foi obrigado a mudar para uma asa traseira menos otimizada com maior downforce para a corrida sprint.

A equipe também tinha apenas um assoalho sobrando e teve que fazer outro com o que restava dos pisos danificados.

O fato de a Mercedes ter se esforçado para ter dois carros prontos para rodar no sábado é uma indicação clara de como o limite de gastos afetou a capacidade das principais equipes de produzir peças sobressalentes suficientes das especificações que estão correndo atualmente.

“Quando você bate dois carros, sempre será um fim de semana muito difícil a partir de então”, disse Elliott no vídeo da Mercedes na Áustria.

“Tivemos muitos danos aos carros, nos assoalhos, asas traseiras, e suspensão. No carro de Lewis também tínhamos a asa dianteira danificada e fizemos algumas mudanças estéticas no chassi.

“Então, eram danos que pudemos reparar, mas não em um fim de semana. Isso significava reconstruir completamente o carro de Lewis do zero e também tentar construir um novo assoalho. Tínhamos um sobressalente completo e tivemos que tirar o melhor proveito dos dois quebrados para construir outro.”

George Russell, Mercedes W13, gets out of his damaged car after crashing out in Q3

George Russell, Mercedes W13, gets out of his damaged car after crashing out in Q3

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

O TL2 deu aos dois pilotos a chance de verificar seus carros reconstruídos e trabalhar com as mudanças limitadas permitidas após a classificação. Elliott reconheceu que, indo para a corrida de sprint no sábado à tarde, a equipe sabia que danos maiores poderiam criar um problema sério.

“Tendo reconstruído os carros, também tivemos que ajustar a afinação novamente, e você tem tempo muito limitado no TL2 para fazer isso, e isso sempre seria outro compromisso”, disse ele.

“E, finalmente, tendo danificado dois carros na sexta-feira, os pilotos estavam agora em uma posição em que, se os danificássemos na corrida sprint, poderíamos estar em uma posição em que não poderíamos correr no domingo. Então, tudo isso tem que ser levado em consideração, e tudo isso compromete seu fim de semana.”

Por causa dos regulamentos de parque fechado pós-classificação aplicados na noite de sexta-feira, a equipe teve tempo limitado na manhã de sábado para preparar os dois carros, já que quebrar o parque fechado teria garantido uma largada no pitlane para a corrida de sprint.

“Há uma enorme quantidade de trabalho para preparar esses carros e, no caso de Lewis, ele causou muitos danos ao chassi, cosméticos, mas que não conseguimos consertar em campo.

“Aquele carro teve que ser construído do zero, encaixando o motor, a caixa de câmbio, toda a suspensão, todos os sistemas do carro que prendem o chassi, tudo teve que ser colocado no lugar, e os mecânicos conseguiram fazer isso no sábado de manhã. O que é uma conquista incrível, e todo o crédito a eles por realmente nos levar de volta ao TL2.”

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #186 – Vitória da Ferrari na casa da Red Bull é marco para recuperação no campeonato?
Próximo artigo F1: Após alemãs Audi e Porsche, BMW pode voltar à categoria com McLaren, diz jornalista

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil