F1: Mercedes dá vislumbre de 2026 durante testes de pós-temporada
Equipe de Brackley está usando um protótipo que tenta se aproximar da asa dianteira móvel que será usada no próximo ano
Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
Menos de 48 horas depois do GP de Abu Dhabi, alguns dos pilotos voltaram para os carros para fazer os testes de pós-temporada da Fórmula 1. No caso da Mercedes e da Ferrari, os monopostos foram usados para colocar na pista o protótipo da asa móvel dianteira e entender como será o funcionamento do novo sistema que substitui o DRS.
Um carro de 2025 está sendo usado pelos novatos, enquanto um 'carro-mula' é pilotado pelo titular - ambos sem o efeito solo, tentando emular ao máximo as condições da próxima temporada. Isso traz informações importantes para os times que se preparam para a mudança de regulamento de 2026.
Os novos pneus estão sendo colocados na pista - com a ressalva de que os compostos de chuva pesada e o C1 não serão usados. Com isso, todos os carros estão com menos asa, ou seja, usando as especificações de Monza, para que as velocidades fiquem mais próximas das alcançadas em 2026.
É interessante notar que a FIA deu permissão às equipes para pilotarem determinados protótipos. Entre outras coisas, isso se aplica à asa dianteira. O DRS, como sabemos, desaparecerá e será substituído pela aerodinâmica ativa, o que significa que todos os pilotos terão as asas dianteira e traseira desdobradas em todas as retas. Isso significa que a asa dianteira também se tornará ativa, ao contrário dos anos anteriores.
Protótipo da Mercedes causa alvoroço nos boxes
Um primeiro vislumbre do futuro pode ser visto em Abu Dhabi por empresas como a Mercedes. O 'carro-mula' de Andrea Kimi Antonelli é equipado com o chamado sistema Straight Line Mode, que reduz o arrasto da asa nas retas.
O sistema usado pela Mercedes durante esse dia de testes ainda não é particularmente simples, com cabos que vão do elemento superior da asa até o nariz. Dessa forma, a asa pode ser colocada em um modo de baixa força descendente nas retas, correspondente a 2026.
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
A Ferrari também adquiriu experiência com um sistema semelhante. A Scuderia já pilotou com ele durante um teste privado com seu carro-mula e também tem seu próprio protótipo disponível em Abu Dhabi. Além dessas equipes, a Pirelli também tem uma visão interessante. A fornecedora italiana de pneus pode, portanto, fazer uma comparação entre os carros-mula sem aerodinâmica ativa na dianteira e os carros com esse sistema.
"Com relação ao Modo Linha Reta na dianteira, a FIA deu às equipes a opção de desenvolver um sistema que imita a asa dianteira do próximo ano", confirmou Mario Isola ao Motorsport.com e outros. "Nesse caso, elas não precisarão aderir ao limite de velocidade que impusemos nas retas [porque a pressão sobre os pneus será diferente no próximo ano]".
"Também é útil para nós porque nos permite comparar um carro que está rodando sem o sistema com um carro que está rodando com o sistema. Quando fizemos o primeiro teste com o sistema com a Ferrari, foi muito útil comparar os dados com todos os outros testes - em termos de carga dos pneus, para entender melhor os dados dos outros testes e também para tornar tudo mais representativo".
Também experimentando novos aros para 2026
Além da asa dianteira móvel, algumas equipes também estão usando aros que são uma espécie de solução híbrida entre os aros deste ano e os de 2026. "Algumas equipes pediram para testar aros semelhantes aos que usarão no próximo ano. De acordo com os novos regulamentos, elas claramente têm mais liberdade para projetar o aro. As equipes receberam permissão da FIA para fazer um determinado número de corridas com esses novos aros".
A propósito, isso não é totalmente representativo, pois a dissipação de calor dos pneus também está amplamente relacionada aos freios, que serão diferentes em 2026 e, durante os testes em Abu Dhabi, todos os carros continuam com os freios de 2025.
Os 2 MAIORES DESAFIOS de DIOGO MOREIRA na MotoGP! Nosso ENCONTRO com AGOSTINI | KTM, Coldenhoff e +
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.