F1: Mercedes explica como era plano ideal da largada de Hamilton e Bottas no México

James Vowles, diretor de estratégia da equipe alemã, falou sobre a manobra que determinou o resultado do último GP

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Lewis Hamilton, Mercedes W12, Valtteri Bottas, Mercedes W12, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, and the rest of the field at the start

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

A largada do GP do México de Fórmula 1 foi fundamental para definir o resultado do último domingo, com Max Verstappen ultrapassando Valtteri Bottas e Lewis Hamilton por fora na curva 1 para assumir a ponta. E a Mercedes finalmente revelou qual era o plano que tinha em mente para que o finlandês ajudasse o heptacampeão com o vácuo.

Após ficar atrás da Red Bull nos treinos livres, a Mercedes virou o jogo na classificação, garantindo a primeira fila no grid, com Bottas à frente de Hamilton. Mas foi Verstappen quem se deu melhor na largada, aproveitando o espaço deixado pelo finlandês para assumir a ponta e vencer com uma prova dominante, aumentando a vantagem no Mundial de Pilotos.

Leia também:

Depois da corrida, Hamilton disse que Bottas havia "deixado a porta aberta" para Verstappen passar por fora, enquanto o holandês disse que a manobra foi muito no limite.

Falando no vídeo pós-corrida da Mercedes, o diretor de estratégia James Vowles explicou como que a rápida chegada à curva um no México tornou importante o planejamento de uma estratégia. A equipe queria que Bottas usasse sua posição para dar um vácuo a Hamilton, protegendo-o de Verstappen.

"A estratégia e abordagem da curva um foi bem direta. Para Valtteri, se ele tivesse uma boa largada, ele daria o vácuo para Lewis atrás, garantindo que ele cobrisse uma ameaça de Verstappen. Mas Valtteri teve uma reação pior que a de Verstappen e Lewis, cerca de quatro metros. Mesmo pouco, foi suficiente para que Lewis não pudesse ficar atrás".

"Além disso, com a boa saída de Verstappen, ele ficou ao lado de Valtteri muito, muito rápido. O resultado é que os três ficaram lado a lado rapidamente antes de chegarem à curva um".

Com os carros lado a lado, Verstappen pode ocupar a melhor trajetória, por fora, deixando Bottas e Hamilton no lado mais sujo. Mas Vowles não sentia que a linha do holandês era suficiente para uma grande diferença na frenagem.

"Mesmo assim, as diferenças na frenagem deveriam ser de alguns metros, não o que vimos. No final, os pilotos frearam onde achavam que era o limite. Se você ver Verstappen após, era claro que ele arriscou esperando o melhor, o que funcionou para ele".

"Acabamos perdendo ali, como resultado disso, e ainda mais, como vocês viram outros carros travando roda, Ricciardo sendo um deles, e depois teve o contato com Valtteri, levando-o para o fundo do grid".

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Vowles disse que a Red Bull tinha "um carro muito melhor" que o da Mercedes na prova, mas sente que poderiam haver mais opções estratégicas se a equipe tivesse mantido sua vantagem com ambos os carros.

"Se tivéssemos mantido primeiro e segundo, acho que teríamos uma boa chance de nos defendermos contra as Red Bulls na corrida. E se tivéssemos apenas a ponta com as Red Bulls em segundo e terceiro, também acho que teria sido muito difícil manter a ponta. Eles poderiam parar um mais cedo e outro mais tarde".

"Onde terminamos, segundo com Lewis, foi correto com base na performance após o que infelizmente aconteceu na largada, e estou feliz com isso".

"Usamos uma estratégia defensiva a corrida toda. Claro, no caso de Valtteri ele saiu com menos do que merecia. Se não tivesse sido acertado na curva 1, poderíamos ter ficado com o quarto lugar na pior das hipóteses".

F1: CHORO, DRAMA e RIVALIDADE! Relembre as últimas cinco vezes que o GP DO BRASIL definiu CAMPEÕES

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #144:  GP no Brasil será o mais decisivo dos últimos 10 anos?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pérez encontrou confiança no carro da Red Bull após pausa de verão, diz Horner
Próximo artigo F1: Visita de Verstappen ao 'sogro' Nelson Piquet agita internet

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil