F1: Mercedes reformula departamento técnico e traz James Allison de volta

Mike Eliott trocará papéis com antigo diretor técnico. Área de design também teve mudanças, segundo Toto Wolff

James Allison, Technical Director, Mercedes AMG

James Allison, Technical Director, Mercedes AMG

Steve Etherington / Motorsport Images

A Mercedes reformulou seu pessoal técnico, com as figuras-chave como James Allison e Mike Elliott trocando de função, segundo apurado pelo Motorsport.com.

A troca, que faz parte de uma série de mudanças que a equipe está fazendo para ajudá-la a retornar à frente do grid da Fórmula 1, fará com que Allison volte ao cargo de diretor técnico, enquanto Elliott assumirá o cargo de chefe do departamento técnico (CTO).

Leia também:

A mudança ousada, que ocorre 20 meses depois que Allison se mudou originalmente para o cargo de CTO, foi motivada pela conclusão de Elliott de que as habilidades que ele tinha não eram as mais adequadas para sua posição.

Com o time tendo feito um exame de consciência após um início difícil para a temporada de 2023, Elliott concordou com Allison que a equipe estaria mais bem definida se mudassem de papéis.

Falando sobre a mudança, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse ao Motorsport.com: “Isso foi muito impulsionado por Mike Elliott.

"Portanto, invertemos os papéis. Mike foi promovido a CTO, pois tem uma mente científica brilhante. E James Allison volta ao seu cargo de diretor técnico, reportando-se a Mike."

Embora a função anterior de Allison como CTO significasse que ele trabalhava apenas três dias por semana, Elliott estará comprometido em tempo integral.

Também é entendido que Allison manterá um nível de envolvimento no projeto da Americas Cup no qual ele estava trabalhando.

O espírito "gladiador" de Allison

Wolff explicou que Elliott acreditava que Allison era muito mais adequado para o papel de diretor técnico, onde há mais responsabilidade prática pelo carro, e seria vantajoso a ele se concentrar em desenvolvimentos técnicos organizacionais mais amplos que atendem a seus próprios pontos fortes.

Mike Elliott, Technical Director, Mercedes-AMG

Mike Elliott, Technical Director, Mercedes-AMG

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

“A avaliação de Mike, e a introspecção é realmente admirável, é que com James temos um gladiador em campo e as tropas vão passar pelo fogo por ele e com ele”, acrescentou Wolff.

"Mike chegou à conclusão de que a maneira como ele aborda as coisas, seu conjunto de habilidades, é melhor utilizado no desenvolvimento da organização daqui para frente: das capacidades técnicas às capacidades humanas e montar a estrutura que pode ser bem-sucedida por muitos anos.

"Trata-se de criar uma estrutura que pode ser bem-sucedida de forma sustentável para a próxima geração.

“Estamos vendo grandes mudanças nos desenvolvimentos técnicos, inteligência artificial e aprendizado de máquina. E, ao mesmo tempo, vendo como uma equipe moderna de Fórmula 1 será organizada e estruturada: que tipo de inovação pode ser trazida.

"Mike se vê muito em seu ponto ideal lá e obviamente ele é um engenheiro super capaz, muito credível e respeitado na organização. Ele vai ser um treinador e sparring para os mais velhos.

“E estou realmente muito feliz que Mike tenha tomado essa decisão sozinho para se colocar nesse papel, com ele e James chegando a essa conclusão, já que estamos tendo os dois em sua genialidade”.

Mudanças no escritório de design

Assim como as posições de troca de Allison e Elliott, a Mercedes também mudou os perfis de trabalho de seus projetistas seniores para adaptar melhor a equipe ao ambiente de limite orçamentário.

Wolff acrescentou: "John Owen, como diretor de design de carros, tinha um perfil de trabalho muito diferente sob o limite de gastos porque, além da parte criativa de projetar um carro, você tem uma tonelada de trabalho extra que vem com ele. O que aconteceu é que o designer-chefe se tornou um administrador de limites de custo.

"Então, dividimos a função. John permanece como o designer-chefe, mas mandamos [seu vice] Giacomo Tortora para se tornar o diretor de engenharia.

"Isso significa que John pode se concentrar nas especificidades do design do carro, e Giacomo cuida do escritório de design e do desenvolvimento organizacional."

Empurrar atualização

A Mercedes está atualmente trabalhando em uma série de atualizações para seu W14 que espera ajudá-la a diminuir a diferença para a Red Bull. As mudanças no carro devem incluir uma reformulação de seu conceito de sidepod.

Wolff disse que o retorno de Allison como diretor técnico faria com que a equipe continuasse com sua atual direção de desenvolvimento.

"Agora temos um caminho que acreditamos ser o certo", disse ele. "São apenas personalidades diferentes e uma estrutura administrativa diferente."

Bronca de Hamilton com Mercedes: como cockpit adiantado atrapalha heptacampeão na F1 2023

Ouça o podcast Motorsport.com, que debate se Galvão faz falta no momento atual da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Com Leclerc no simulador, Ferrari analisa possíveis novidades para Baku e além
Próximo artigo ANÁLISE F1: O que o retorno do "gladiador" Allison fala sobre o presente e o futuro da Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil