F1: Mesmo com novo regulamento, Gasly admite que não estaria com ritmo semelhante ao de Verstappen

Piloto da AlphaTauri descreve o complicado manejo do AT03 e explica porque hoje ainda estaria perdendo para a estrela da Red Bull

Pierre Gasly, Scuderia AlphaTauri

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A AlphaTauri da temporada 2022 de Fórmula 1 não se encaixa muito bem com Pierre Gasly, como o próprio piloto confirma. O francês luta com uma traseira solta do seu AT03, que favorece para que o carro saia de frente. E, diante de todas essas dificuldades enfrentadas com os carros da nova era, Gasly não garante que estaria à frente de Max Verstappen se continuasse na Red Bull, por exemplo. 

Há uma semelhança do AT03 com o Red Bull RB15, com o qual o piloto francês lutou, claramente, na temporada 2019 enquanto era companheiro de equipe de Max Verstapen, sendo substituído posteriormente por Alexander Albon, após as férias de verão. 

"[A parte traseira solta] é algo com o qual ainda estamos lutando", disse Gasly sobre seu modelo deste ano. "Realmente depende das características do carro. A Red Bull, por exemplo, tem muita carga aerodinâmica na traseira, algo que nós não temos. Assim, acredito que realmente depende do carro que está pilotando".

Quando perguntado se estaria mais perto de Verstappen com os novos "carros com efeito solo" em comparação a três anos, respondeu: "Na realidade, não. Depende dos fatores, mas não acredito que o equilíbrio tenha me limitado na época".

"Todo mundo tem a impressão de que a pilotagem é muito diferente agora em relação aos anos anteriores, quando na realidade não é tanto," explica o piloto da AlphaTauri. "Se trata mais do sentimento. Os carros são, definitivamente, mais rígidos e estamos pilotando mais perto do chão em relação ao ano passado, onde os carros eram pilotados de forma mais inclinada".

Pierre Gasly, AlphaTauri AT03

Pierre Gasly, AlphaTauri AT03

Photo by: Peter Fox

"Mas agora estamos mais ao chão, o que significa que sentimos muito mais os solavancos do carro. E além disso, o manejo não é tão bom como no ano passado. Em termos de pilotagem, porém, não sinto que foi preciso mudar muito", disse Gasly. 

"Acho que meu estilo de pilotagem muda ao longo de um fim de semana em função das condições, do equilíbrio do carro e da degradação dos pneus. Você se adapta constantemente ao balanço do carro. Por isso, acredito que, no geral, meu estilo de pilotagem não mudou fundamentalmente em comparação à temporada passada."

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #186 – Vitória da Ferrari na casa da Red Bull é marco para recuperação no campeonato?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Entenda três pontos que irão mudar nos carros da F1 2023 e por que eles não agradam Red Bull e Ferrari
Próximo artigo F1: Hamilton crê que Russell levará Mercedes de volta ao topo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil