F1: Mesmo com "trabalho perfeito", futuro de Zhou na Alfa Romeo ainda está em aberto

Equipe está inclinada à renovação de contrato, mas não descarta de vez outras possibilidades

Zhou Guanyu, Alfa Romeo C42

Zhou Guanyu, Alfa Romeo C42

Alessio Morgese

O chinês Zhou Guanyu vem impressionando em seu ano de estreia na Fórmula 1, somando pontos logo de cara, no Bahrein, e recentemente no Canadá. O bom desempenho do estreante da Alfa Romeo pode levar à uma renovação de contrato para 2023, mantendo a parceria com o finlandês, Valtteri Bottas. 

Embora seu momento mais marcante no ano possa acabar sendo a batida durante o GP da Grã-Bretanha, suas performances no volante em outras etapas do calendário lhe renderam elogio por parte dos seus chefes. 

Leia também:

O chefe de equipe da Alfa, Fred Vasseur, disse que era uma obrigação de Zhou aumentar os pontos da Alfa Romeo no campeonato de construtores esse ano, uma vez que a equipe precisa tomar a decisão de manter Zhou ou trocar o piloto por outro jovem, como Theo Pourchaire.

Conversando com o Motorsport.com, Vasseur era só elogios pelo trabalho que Zhou fez - dentro e fora do carro.

"Nós tínhamos algumas metas no começo, como ir para o Q2, marcar alguns pontos nesta temporada e ele ticou todas as caixas," explicou. "Até agora, ele conseguiu chegar ao Q2 na primeira corrida e marcou pontos no Bahrein. Então, ele foi capaz de melhorar passo a passo, embora tivéssemos, de todos os lados, problemas com a confiabilidade [do carro].

"Eu não falei a ele isso, mas eu estou mais do que satisfeito por ele ter pontuado em Montreal porque ele merecia. E até aqui, ele está fazendo um trabalho perfeito. 

"Ele está fazendo um trabalho perfeito no carro, mas também do lado de fora porque ele é um ótimo jogador de equipe, um ótimo companheiro. Está sempre trazendo motivação extra para os caras, ele tem uma atitude positiva e isso é muito bom para nos incentivar."

Zhou Guanyu, Alfa Romeo F1 Team, walking to the drivers parade bus

Zhou Guanyu, Alfa Romeo F1 Team, walking to the drivers parade bus

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Vasseur disse que era essencial ter os dois pilotos da Alfa brigando por pontos, mas negou que isso colocasse mais pressão sobre os ombros de Zhou.

"Pressão não é a palavra certa, mas pelo menos estímulo", ele disse. "Se você quer brigar com Alpine ou McLaren, nós precisamos pontuar com os dois carros, isso é obrigatório. E também é uma questão de estímulo e performance da equipe porque Valtteri precisa de alguém ao seu lado capaz de empurra-lo, de lhe pressionar algumas vezes.

"E para nós é importante ter um segundo carro para jogar com a estratégia também. Novamente, eu acho que em todos os pontos ele está lá. Em termos de desenvolvimento do carro, ele está agora em um ponto em que pode trazer sua própria pedra para o sistema para ter sua própria contribuição.

"Esse é um importante passo para nós também, ter os dois carros marcando pontos."

Apesar da Alfa Romeo não tem decidido quem será o parceiro de Bottas em 2023, Vasseur é bem claro ao dizer que Zhou só precisa se focar em fazer o melhor trabalho que ele puder para ter a chance de conseguir outro contrato. 

"Todo mundo está mais do que satisfeito com o que ele está fazendo agora", afirmou. "Para mim, é confortável a situação de ter alguns pilotos na manga fazendo bons trabalhos. 

"Mas Zhou precisa estar focado nele mesmo. Estou mais do que satisfeito com o trabalho feito."

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA anuncia aumento do 'toque de recolher' para equipes
Próximo artigo F1: Vettel diz que tem “clara intenção” de continuar na Aston Martin em 2023

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil