F1: Norris perde três posições após infringir regras de bandeira vermelha em Baku

Piloto britânico largará do nono lugar na corrida deste domingo

Lando Norris, McLaren MCL35M

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Lando Norris teve uma queda de três posições no grid de largada para o GP do Azerbaijão da Fórmula 1 depois de ser julgado por ter infringido as regras da bandeira vermelha.

Norris foi colocado sob investigação durante a sessão classificatória neste sábado (05) depois de ter completado uma volta cronometrada - antes de Antonio Giovinazzi trazer a bandeira vermelha da sessão.

Leia também:

Como as bandeiras vermelhas foram acionadas no momento em que o piloto da McLaren estava a uma pequena distância da entrada dos boxes, o britânico foi chamado para entrar - mas sentiu que era tarde demais para obedecer.

Norris então teve que circular mais uma vez pelo circuito de Baku - o que chamou a atenção dos comissários.

A FIA considerou o depoimento de Norris e da McLaren de que o piloto não pôde entrar nos boxes naquele momento, mas optou por aplicá-lo a uma punição de três posições - junto com três pontos de penalidade em sua carteira.

"Os comissários ouviram o piloto do carro 4 (Lando Norris) e os representantes da equipe e analisaram as evidências de vídeo e tempo", disse a declaração da FIA.

"NOR [Norris] estava apenas na longa reta de chegada quando as bandeiras vermelhas foram exibidas."

“Durante a audiência o piloto admitiu que travou e estava empenhado e capaz de entrar no pit lane. Naquele momento, ele não tinha a certeza do que fazer e perguntou à sua equipe pelo rádio."

"Embora a equipe tenha ordenado que ele entrasse imediatamente nos boxes, era tarde demais e Norris cruzou a linha de chegada mais uma vez. Os comissários presumem que se uma bandeira vermelha não for respeitada durante a classificação, uma queda de 5 posições no grid é apropriada."

"No entanto, se considerarmos que o piloto teve pouco tempo para reagir devido à sua posição na pista, uma queda de 3 posições no grid é suficiente como exceção."

Isso significa que Norris, que se classificou em sexto, largará do nono lugar na corrida deste domingo, elevando Sergio Pérez para sexto, Yuki Tsunoda para o sétimo e Fernando Alonso para o oitavo.

A adição de três pontos de penalidade à licença de Norris resultou em um acúmulo de oito pontos em um período de 12 meses para o piloto - com 12 pontos significando a proibição de uma corrida.

F1 2021: RED BULL segue à frente, FERRARI mostra FORÇA e Mercedes SOFRE em TLs malucos | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: TELEMETRIA: O quebra-cabeças na desafiadora Baku com Rico Penteado

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior PLACAR F1: Gasly e Russell seguem imbatíveis nas batalhas internas das equipes; veja
Próximo artigo F1: Pérez se diz "muito chateado" por não se classificar na primeira fila em Baku

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil