F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
McLaren manteve tudo igual entre Oscar Piastri e Lando Norris na luta pelo campeonato de pilotos
Oscar Piastri elogiou a McLaren pela forma como ela permitiu que ele e seu companheiro de equipe, Lando Norris, lutassem de forma justa pelo campeonato de pilotos de Fórmula 1 de 2025, apesar das críticas externas.
A dupla da McLaren lutou durante todo o ano pelo título e foi Norris quem levou a melhor, conquistando seu primeiro troféu na final de Abu Dhabi, quando terminou 13 pontos acima do australiano.
Foi também uma batalha diferente de muitas lutas anteriores por títulos entre companheiros de equipe, já que os dois lutaram amigavelmente durante todo o tempo e obedeceram de bom grado às 'regras papaia', a diretriz da McLaren para manter tudo justo.
Isso incluiu Piastri devolver o segundo lugar ao seu rival em Monza depois de um pit stop lento para o britânico, ou o drama da "repercussão" depois de Singapura, quando Norris bateu com seu companheiro de equipe no meio de uma ultrapassagem.
A abordagem certamente dividiu opiniões, considerando que eles tirariam pontos um do outro e permitiriam que Max Verstappen lançasse uma candidatura tardia ao título, já que a Red Bull foi construída em torno do tetracampeão mundial.
Mas Piastri acredita que a McLaren fez a coisa certa ao não priorizar um piloto em detrimento do outro e revelou que é provável que isso permaneça o mesmo quando a F1 introduzir novos regulamentos em 2026.
“Isso demonstra a maneira como encaramos as corridas”, disse Oscar. "Obviamente, não é fácil lutar por dois campeonatos, o de construtores e o de pilotos, com dois pilotos muito equilibrados, mas, em última análise, esse é um problema que sabíamos que teríamos".
Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren
Foto de: James Sutton / Formula 1 / Formula Motorsport Ltd via Getty Images
"No final das contas, acho que há muitas coisas boas que resultam disso. Sim, às vezes há momentos difíceis e de tensão, mas acho que tanto Lando quanto eu nos tornamos pilotos melhores por levarmos um ao outro ao limite. Às vezes, isso é incômodo para todos, mas acho que, no final das contas, foi uma coisa boa".
"Obviamente, tivemos muitas discussões ao longo do ano e tenho certeza de que teremos conversas fora da temporada sobre qualquer coisa que queiramos fazer de forma um pouco diferente no próximo ano, mas, no final das contas, eles deram a nós dois a melhor chance que a equipe poderia ter para lutar de forma justa por um campeonato mundial e isso é tudo o que se pode pedir".
Piastri, portanto, ainda estava bastante otimista após o GP de Abu Dhabi, porque sabe que foi uma boa temporada para ele, tendo eliminado um déficit de pontos que era de 82 para Norris no ano passado.
"Definitivamente, posso estar muito, muito orgulhoso da temporada que tive", acrescentou o piloto de 24 anos, que liderou o campeonato entre abril e outubro deste ano. "Quando olho para esta temporada em comparação com meus dois primeiros anos na F1, este ano foi muito superior aos dois primeiros".
"No final das contas, embora o resultado final não seja exatamente o que eu queria, acho que há muito otimismo e muita força que ganhei ao provar a mim mesmo o que posso alcançar nesta temporada, e esse é o tipo de coisa que não está necessariamente ligada a resultados".
"Portanto, acho que posso levar isso para o futuro e esta é apenas minha terceira tentativa na F1. Espero ter muito mais pela frente, mas com certeza há lições deste ano que me deixarão mais forte para os próximos anos", concluiu.
Os 2 MAIORES DESAFIOS de DIOGO MOREIRA na MotoGP! Nosso ENCONTRO com AGOSTINI | KTM, Coldenhoff e +
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.