F1: Pilotos defendem que sprint seja evento independente, sem influenciar GP do domingo

Pilotos acreditam que isso ajudaria a criar uma corrida mais emocionante, com ninguém tendo que segurar o ritmo para evitar danos ao GP

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, and the rest of the field at the start

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, and the rest of the field at the start

Jerry Andre / Motorsport Images

Neste fim de semana, a Fórmula 1 realiza a primeira corrida sprint de 2022, durante o GP da Emilia Romagna em Ímola. E os pilotos se mostraram à favor de novas modificações ao formato da prova de sábado, especialmente pedindo que ela seja algo independente, sem ter o poder de decidir o grid de largada do domingo.

Após três eventos de teste em 2021 em Silverstone, Monza e Interlagos, as provas de 2022 serão realizadas em Ímola, no Red Bull Ring e com o Brasil sendo mantido. Algumas modificações foram feitas no formato, como a troca do nome "classificação sprint" para apenas "sprint", a pontuação do primeiro ao oitavo, e a retirada do título de pole position para o vencedor da corrida de sábado.

Leia também:

Apesar das atualizações, as críticas segue, já que o resultado da sprint determina o grid para o GP do domingo, fazendo com que os pilotos sejam extremamente cautelosos nas disputas. Segundo apurado pelo Motorsport.com, a F1 considera transformar a sprint em algo independente para 2023.

Isso poderia resultar na classificação da sexta determinar o grid tanto do sábado quanto do domingo, com a sprint tendo como função única a distribuição de pontos para o campeonato.

Atual líder do campeonato, Charles Leclerc, apoiou a proposta: "Isso pode ser algo bom. Nos incentivaria a correr um pouco mais de riscos durante a sprint sem muitas perdas para o domingo caso você cometa um risco".

"Isso pode acrescentar a emoção para o sábado. Pode ser uma ideia muito boa".

Valtteri Bottas, Mercedes, 1st position, on the podium after the Sprint

Valtteri Bottas, Mercedes, 1st position, on the podium after the Sprint

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Antes da sprint no GP da Itália do ano passado, o diretor esportivo da F1, Ross Brawn, já havia mencionado a ideia de tornar a corrida de sábado em um evento independente.

Kevin Magnussen, que disputará sua primeira sprint neste fim de semana com a Haas, também apoiou a ideia da classificação da sexta definir ambos os grids.

"Acho que a ideia da classificação é uma boa sugestão. Se a sessão da sexta garantir a posição do domingo e da sprint pode ser divertido. Você acrescenta outro ponto ao espetáculo do fim de semana, pode pode ir com tudo na sprint".

O piloto da Haas acrescentou que o formato atual coloca os pilotos em uma "mentalidade complicada", já que eles escolhem entre lutar por posições na pista, mas correndo o risco de baterem e serem forçados a largar do fundo no domingo.

Mas Lance Stroll deixou clara sua preferência pela manutenção do formato atual, citando os benefícios do balanço entre risco e recompensa.

"Gosto como é. Há pontos e risco / recompensa. Acho que essa é a ideia por trás da sprint, tornar interessante para os fãs. Acho que é legal ver pilotos que estão mais atrás lutando por posições no domingo".

"E se você está saindo na frente, pode não gostar muito. Mas é como as coisas são. Não gostaria de ver isso mudando. Acho que se é para termos uma sprint, que seja uma que coloque certa pressão no domingo".

VÍDEO: O assoalho é a parte mais importante do carro de 2022 da Fórmula 1?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - TELEMETRIA: Quem pode parar a Ferrari em Ímola? Rico Penteado responde

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe o TL1 para o GP da Emilia Romagna em Ímola em Tempo Real
Próximo artigo F1: Ferrari e Alpine trocam motores de Sainz e Ocon para GP em Ímola

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil