F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles
Fornecedora da F1 apresentou os compostos da próxima temporada em Abu Dhabi, com grandes mudanças nas rodas para pista seca e molhada
Foto de: Roberto Chinchero
A Pirelli apresentou, na terça-feira (09), no Circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, os pneus para os carros da temporada 2026 da Fórmula 1. Isso foi feito durante um dia coletivo de testes pós-temporada organizado pela própria fabricante italiana.
Enquanto aguarda a homologação, que ocorrerá daqui a seis dias (15 de dezembro), a Pirelli mostrou os novos pneus para o Campeonato Mundial, diferentes dos atuais em todos os aspectos.
Mais estreitos, com um raio menor e distinguidos por gráficos diferentes dos propostos nos últimos anos. Em suma, diferentes em forma e substância, embora as cores permaneçam as mesmas, com o Duro (faixa branca), o Médio (amarelo) e o Macio (vermelho) sendo distinguíveis de corrida para corrida, assim como o Intermediário (verde) e o de Chuva (azul).
Quanto às diferenças gráficas, embora as cores e seu posicionamento permaneçam inalterados, o design que aparece é diferente. Não se trata mais de uma linha contínua, mas de uma referência realmente perceptível à bandeira quadriculada, pelo menos quando os pneus estão parados.
A linha de pneus para pista seca para 2026 consiste em cinco compostos, variando de C1, o mais duro, a C5, o mais macio. Vale lembrar que foi decidido não homologar o C6 porque seu desempenho é muito semelhante ao do composto anterior, o C5.
Em comparação com 2025, todos os compostos para pista seca têm diferenças mais amplas e homogêneas entre si em termos de desempenho, e isso foi feito para tentar incentivar a diferenciação de estratégias durante as corridas.
Quanto aos pneus para pista molhada, o padrão da banda de rodagem não foi alterado, portanto, o que diferencia a versão 2026 da 2025 é o tamanho.
Nesse sentido, as dimensões dos pneus são menores que as de 2025 para se adaptarem aos carros que foram construídos de acordo com os novos regulamentos técnicos, que entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2026. O diâmetro do aro será de 18 polegadas, mas o que mudará será a largura do pneu, reduzida em 25 milímetros para a dianteira e 30 milímetros para a traseira. O diâmetro também mudará, sendo 15 milímetros menor na dianteira e 10 milímetros menor na traseira.
Os pneus - com exceção dos C1s - estão rodando pela última vez hoje em Abu Dhabi com os "carros-mula", construídos pelas equipes para tentar imitar a aerodinâmica ativa de 2026 e, assim, chegar o mais próximo possível daqueles que encontrarão no shakedown de Barcelona no final de janeiro.
Pneus Pirelli para a F1 2026.
Foto de: Pirelli
Os 2 MAIORES DESAFIOS de DIOGO MOREIRA na MotoGP! Nosso ENCONTRO com AGOSTINI | KTM, Coldenhoff e +
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.