Team personnel wait for the standard nightly curfew to be lifted outside the paddock gates
Sam Bloxham / Motorsport Images
A direção da Fórmula 1 está buscando começar a temporada no início de julho com o GP da Áustria, após a pandemia da Covid-19 forçar o adiamento ou cancelamento das dez primeiras etapas do ano. Mas, para isso, será necessário uma grande operação para garantir a segurança de todos os envolvidos no paddock, e isso deve incluir um extenso programa de testes.
Ross Brawn, diretor de automobilismo da F1, revelou na semana passada que o campeonato quer criar uma "biosfera" nas corridas, obrigando a todos presentes que sejam testados antes de entrar no ambiente de isolamento.
Na segunda, Brawn revelou mais detalhes sobre os protocolos de testes, confirmando que todos os presentes passarão por uma checagem a cada dois dias.
"A FIA está fazendo um ótimo trabalho na montagem da estrutura necessária. Todos serão testados, e teremos o conhecimento antes das pessoas entrarem no paddock", disse Brawn em entrevista à Sky Sports F1.
"A partir daí, eles serão testados a cada dois dias, dentro do paddock. Isso será feito pela autoridade competente, e vamos manter esse sistema, certamente nas etapas europeias. Vamos usar a mesma estrutura para essa testagem".
Brawn disse que, apesar de ser impossível manter o distanciamento social dentro das equipes, os funcionários não terão contato com pessoas de outras equipes.
"Temos restrições de como que as pessoas poderão se mexer pelo paddock", disse Brawn. "Nós podemos forçar o distanciamento social dentro da equipe. Então precisamos criar um ambiente dentro do ambiente, uma pequena bolha de isolamento".
"As equipes ficarão entre si. Eles não vão se misturar com as outras. Vão ficar em seus hotéis. Não haverão motorhomes. Vamos garantir que todas as normas sejam respeitadas".
"Há um enorme trabalho sendo feito por nós e a FIA. Estou muito feliz com o que estou vendo e ouvindo. Acredito que vamos poder promover um evento com um ambiente seguro".
Veja como o coronavírus tem afetado o esporte a motor pelo mundo
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A MotoGP também precisou adiar os GPs da Holanda e da Finlândia, devido às restrições do governo local e pela falta de homologação da pista do país escandinavo. A visão mais otimista da Dorna Sports coloca o início da temporada na República Tcheca em agosto
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A MotoGP cancelou oficialmente os GPs da Alemanha, Holanda e Finlândia. Para a Holanda, significa que o GP não fará parte do calendário da MotoGP pela primeira vez nos 71 anos de história do mundial
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres também foram canceladas no dia 1º de maio.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Foto de: FOM
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Em busca de garantir a realização da prova em 2020, a direção de Silverstone confirmou que o GP será realizado com portões fechados. No mesmo dia, a organização do GP da França anunciou o cancelamento da prova, se juntando à Mônaco
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A F1 está ativamente tentando iniciar a temporada com o GP da Áustria, em 05 de julho. Para isso, está criando um rígido protocolo de isolamento e segurança para garantir a realização da prova
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 60 dias
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
Foto de: IndyCar Series
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Foto de: IndyCar Series
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio
Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas, bem como as etapas do Velopark, Londrina e Interlagos. O campeonato deve começar no Velo-Città no início de julho.
Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e pode voltar no final de maio.
Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Foto de: Duda Bairros
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
Foto de: Uncredited
36
VÍDEO: Onipresente: Entenda o poder de Toto Wolff na Fórmula 1
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments