F1: Por que Red Bull adicionou uma "prateleira" à sua tampa do motor?

Equipe de Verstappen e Perez opta por solução similar à "irmã mais nova", AlphaTauri. Entenda os motivos desta nova atualização da RBR

Red Bull Racing RB18 sidepods detail

Red Bull Racing RB18 sidepods detail

Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Red Bull continua o seu programa de atualizações no RB18 e leva novidades para o GP da Grã-Bretanha. Dessa vez, o time taurino apresenta uma curiosa introdução à cobertura do motor, que mais parece uma “prateleira”.

O time também fez mudanças em que os sidepods e a cobertura do motor se encontram. Isso criou canais distintos para o quais seguirá o fluxo de ar, tanto sobre o sidepod como também sobre os “ombros” do halo.

O curioso é que se analisarmos a “irmã mais nova”, a AlphaTauri, essa abordagem de “prateleira” é ostentada desde o início do ano no AT03.

AlphaTauri AT03 rear detail

AlphaTauri AT03 rear detail

Photo by: Uncredited

Assim como a própria Alphatauri, essa mudança ocasionou em uma troca na posição do painel superior para a entrada de ar que resfria o carro, afim de isolar o calor que está sendo rejeitado do painel do fluxo de ar passando sobre o sidepod. Ao criar a “prateleira”, o time foi capaz de separar a passagem de ar sobre a superfície superior do sidepod.

Além disso, com a saída da cobertura do motor sendo levantada e achadata, há um corte na parte traseira do carro, onde parece uma garrafa de refrigerante, melhorando o desempenho do assoalho e da asa do feixe.

Red Bull Racing RB18 detail

Red Bull Racing RB18 detail

Photo by: Uncredited

A Red Bull também segue otimizando suas atualizações do assoalho, com revisões feitas nas faixas e bordas do piso, em busca de pequenas, mas significativas mudanças para melhorar as condições do fluxo de ar.

As equipes devem utilizar algumas aletas no assoalho nesta temporada para que tenham a agilidade para mudar, sem precisar reutilizar toda a estrutura. Mudanças também estão em andamento com o conjunto de freio dianteiro do RB18, já que a equipe revisou o design da pinça para que ela não seja indevidamente afetada por picos de temperatura de outros componentes dentro de sua proximidade.

Isso se encaixa com a recente adição da equipe de um tratamento superficial na pinça e no disco de freio para ajudar a gerenciar a troca de temperatura, com a nova versão revestida à esquerda, abaixo, e a versão não tratada à direita.

Red Bull Racing RB18 caliper detail
Red Bull Racing RB18 caliper detail

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #184 - Felipe Kieling, da Band, revela como foi substituir Mariana Becker na cobertura da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Após chuva da manhã, Sainz lidera TL2 de pista seca em Silverstone com Hamilton em segundo
Próximo artigo F1: Hamilton e Russell celebram evolução da Mercedes, mas divergem sobre acerto

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil