F1: Presidente da FIA polemiza com comentário sobre Hamilton, Vettel e Norris

“Niki Lauda e Alain Prost só se preocupavam em guiar", argumentou o mandatário; confira

Stefano Domenicali, CEO, Formula 1, Lewis Hamilton, Mercedes, and Sebastian Vettel, Aston Martin, Jean Todt, President, FIA, on the grid

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Novo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após a saída de Jean Todt do comando da entidade em 2022, Mohammed ben Sulayem fez crítica polêmica à postura dos pilotos de Fórmula 1 Lewis Hamilton, britânico da Mercedes, Sebastian Vettel, alemão da Aston Martin, e Lando Norris, britânico da McLaren. O novo mandatário reprova o ativismo com pautas sociais feito pelos competidores e sugere que eles 'impõem suas crenças além do esporte'.

O editor recomenda:

Para o chefão do órgão, o esporte a motor não deveria se envolver com temas políticos. Como contraponto aos nomes supracitados, o dirigente citou antigos nomes da F1, como o francês Alain Prost e o austríaco Niki Lauda.

Mohammed Ben Sulayem e Kimi Raikkonen

Mohammed Ben Sulayem e Kimi Raikkonen

Photo by: Automobile & Touring Club of the United Arab Emirates

“A FIA precisa ter cuidado para não ser arrastada para a política, sem esquecer nossas raízes no automobilismo”, explicou em entrevista ao GrandPrix247. “Niki Lauda e Alain Prost só se preocupavam em guiar."

"Agora, Vettel pedala numa bicicleta de arco-íris (o germânico, aliás, está na capa da próxima edição da revista LGBTQIA+ Attitude, referência global no segmento, além de a Aston levantar a bandeira em sua sede), Lewis é apaixonado pela questão dos direitos humanos (a Mercedes terá seu emblema colorido no GP do Azerbaijão) e Norris fala de saúde mental. Todo mundo tem o direito de pensar. É uma questão de se devemos impor o tempo todo nossas crenças em algo além do esporte”, seguiu.

 
 

“Sou de uma cultura árabe: sou internacional e muçulmano. Não imponho minhas crenças nos outros, de jeito nenhum, nunca. Se olharmos para minha operação nos Emirados Árabes Unidos, temos [gente de] 16 nacionalidades."

"Diga uma única federação que tenha esse número de nacionalidades. Além disso, são 34% de mulheres e sete religiões. Ainda temos mais cristãos que muçulmanos. Tenho orgulho disso porque cria credibilidade e mérito."

Fernando Alonso e Mohammed ben Sulayem

Fernando Alonso e Mohammed ben Sulayem

Photo by: E. Vargiolu / DPPI

"Mas eu imponho minhas crenças? Não. As regras existem e, ainda hoje, estão lá até para questão como, por exemplo, joias. Eu não escrevi nada disso”, completou o presidente do órgão regulador do automobilismo.

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Filme com produção de Hamilton e Pitt no elenco é confirmado
Próximo artigo ‘Conselheiro’ de Drugovich, Amir Nasr revela plano para brasileiro na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil