F1: Red Bull afirma que potência do motor é menos importante do que o esperado para Jeddah

Chefe da equipe austríaca explicou ainda porque não vê mais necessidade de questionar asa traseira da Mercedes

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Nicholas Latifi, Williams FW43B

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Nicholas Latifi, Williams FW43B

Mark Sutton / Motorsport Images

Apesar de ser um circuito de alta velocidade, a Red Bull acredita que o primeiro dia de atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 mostraram que há uma ênfase menor na potência do motor do que era inicialmente esperado para Jeddah, em meio a uma intensa batalha contra a Mercedes.

A Red Bull vem sofrendo para igualar a velocidade de reta da rival nas etapas mais recentes, especialmente no Brasil, com Lewis Hamilton vencendo o GP após ser excluído da classificação na sexta.

Leia também:

Mais de três quartos da volta em Jeddah é feita com pé embaixo, o que parecia favorecer as características do pacote atual da Mercedes. Hamilton liderou o TL1 e o TL2, mas Max Verstappen terminou o dia a dois décimos do rival. O holandês lidera o mundial com oito pontos de vantagem sendo que ainda há 52 em jogo nas duas provas finais.

Mas Christian Horner, chefe da Red Bull, disse após o TL2 na sexta que a pista é mais estreita do que o esperado, o que significa que a potência do motor não seria tão crucial assim.

"O circuito é um pouco mais apertado do que os dados sugeriam", disse Horner à Sky Sports F1. "As curvas são mais estreitas. Então não tem aquela ênfase na potência que achávamos que seria. Isso é encorajador".

"É possível ver que há um décimo ou dois entre os carros. Nesse tipo de circuito, é possível encontrar isso, o que é bem encorajador para nós".

A Red Bull vinha questionando o design da asa traseira da Mercedes desde o Brasil, após notar uma grande diferença na velocidade de reta, ameaçando protestar no Catar. A FIA introduziu novas checagens na área no último GP que não impactavam o regulamento, mas que deixaram a equipe austríaca satisfeita.

"Acho que após a introdução do novo teste no Catar, acho que vimos uma convergência de velocidade. Estamos vendo velocidades similares aqui hoje. Então isso é encorajador e, com sorte, seguirá sendo o caso pelo resto desse fim de semana e no próximo".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Verstappen focou na utilização do pneu duro durante boa parte do TL1 em Jeddah, mas sofreu para igualar o ritmo da Mercedes com os compostos mais macios.

"Sofremos para aquecer os pneus no TL2, o que analisaremos", disse Verstappen. "E fizemos algumas mudanças do TL1 para o TL2 que não funcionaram, mas com sorte encontraremos o balanço ideal para a classificação".

"Nos sentimos muito fortes com os pneus duros e quando colocamos os mais macios, o pneu vai se tornando uma diva, dificultando para tirar o máximo dele", disse Horner. "Teremos muitas análises hoje, preparação e tudo mais".

"Não acho que estamos sozinhos nessa pelos comentários que ouvimos. Acho que outros também estão sofrendo para colocar o carro na janela ideal. Mas a partir do momento que você libera isso, há muita performance para tirar".

F1 AO VIVO: HAMILTON x VERSTAPPEN na estreia de JEDDAH e tudo sobre os treinos na ARÁBIA SAUDITA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull "precisa desesperadamente" de Pérez para ajudar na luta pelo título
Próximo artigo F1: Ferrari confirma que Leclerc manterá chassi e motor após batida no TL2

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil