F1: Red Bull afirma que potência do motor é menos importante do que o esperado para Jeddah
Chefe da equipe austríaca explicou ainda porque não vê mais necessidade de questionar asa traseira da Mercedes
Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Nicholas Latifi, Williams FW43B
Mark Sutton / Motorsport Images
Apesar de ser um circuito de alta velocidade, a Red Bull acredita que o primeiro dia de atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 mostraram que há uma ênfase menor na potência do motor do que era inicialmente esperado para Jeddah, em meio a uma intensa batalha contra a Mercedes.
A Red Bull vem sofrendo para igualar a velocidade de reta da rival nas etapas mais recentes, especialmente no Brasil, com Lewis Hamilton vencendo o GP após ser excluído da classificação na sexta.
Mais de três quartos da volta em Jeddah é feita com pé embaixo, o que parecia favorecer as características do pacote atual da Mercedes. Hamilton liderou o TL1 e o TL2, mas Max Verstappen terminou o dia a dois décimos do rival. O holandês lidera o mundial com oito pontos de vantagem sendo que ainda há 52 em jogo nas duas provas finais.
Mas Christian Horner, chefe da Red Bull, disse após o TL2 na sexta que a pista é mais estreita do que o esperado, o que significa que a potência do motor não seria tão crucial assim.
"O circuito é um pouco mais apertado do que os dados sugeriam", disse Horner à Sky Sports F1. "As curvas são mais estreitas. Então não tem aquela ênfase na potência que achávamos que seria. Isso é encorajador".
"É possível ver que há um décimo ou dois entre os carros. Nesse tipo de circuito, é possível encontrar isso, o que é bem encorajador para nós".
A Red Bull vinha questionando o design da asa traseira da Mercedes desde o Brasil, após notar uma grande diferença na velocidade de reta, ameaçando protestar no Catar. A FIA introduziu novas checagens na área no último GP que não impactavam o regulamento, mas que deixaram a equipe austríaca satisfeita.
"Acho que após a introdução do novo teste no Catar, acho que vimos uma convergência de velocidade. Estamos vendo velocidades similares aqui hoje. Então isso é encorajador e, com sorte, seguirá sendo o caso pelo resto desse fim de semana e no próximo".
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Verstappen focou na utilização do pneu duro durante boa parte do TL1 em Jeddah, mas sofreu para igualar o ritmo da Mercedes com os compostos mais macios.
"Sofremos para aquecer os pneus no TL2, o que analisaremos", disse Verstappen. "E fizemos algumas mudanças do TL1 para o TL2 que não funcionaram, mas com sorte encontraremos o balanço ideal para a classificação".
"Nos sentimos muito fortes com os pneus duros e quando colocamos os mais macios, o pneu vai se tornando uma diva, dificultando para tirar o máximo dele", disse Horner. "Teremos muitas análises hoje, preparação e tudo mais".
"Não acho que estamos sozinhos nessa pelos comentários que ouvimos. Acho que outros também estão sofrendo para colocar o carro na janela ideal. Mas a partir do momento que você libera isso, há muita performance para tirar".
F1 AO VIVO: HAMILTON x VERSTAPPEN na estreia de JEDDAH e tudo sobre os treinos na ARÁBIA SAUDITA
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments