F1: Red Bull ficou surpresa com degradação "estranha" de pneus na Áustria

Christian Horner destacou que poucos fatores foram alterados entre o sábado e o domingo

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, leaves his pit box after a stop

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Red Bull está perplexa pela "estranha" mudança sofrida pelo carro em termos de degradação de pneus no GP da Áustria de Fórmula 1, que custou a Max Verstappen a chance de lutar pela vitória.

Após fazer a pole position na sexta e uma vitória relativamente tranquila na sprint, o atual campeão parecia a caminho de mais um triunfo no Red Bull Ring. Mas o que Verstappen viu foi a Ferrari com um ritmo muito superior no domingo, devido a uma degradação extrema de pneus no seu RB18.

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Fazendo uma primeira parada bem cedo, ainda na volta 13, Verstappen sempre ficou com ritmo inferior ao da Ferrari. Mas aproveitou o abandono de Carlos Sainz para terminar em segundo.

A Red Bull não soube explicar a mudança súbita de ritmo do sábado para o domingo, especialmente com as regras de parque fechado fazendo com que a configuração do carro fosse praticamente idêntica.

"Foi estranho", disse Christian Horner. "Uma semana atrás, em Silverstone, nossa degradação parecia recente. Acho que o problema é que os pneus são muito sensíveis e, se você não está na janela certa com eles, aí você paga o preço em termos de degradação, o que muitas equipes tiveram".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Alessio Morgese

Horner disse que a Red Bull precisa investigar quais fatores levaram a essa mudança de forma: "Quando você olha para a sprint, forçamos mais no começo, pagamos um pouco no fim, mas na análise do nosso stint, estávamos iguais à Ferrari".

"O que mudou de um dia para o outro foi a chuva, a temperatura e as cargas de combustível. Então precisamos entender porque, no primeiro stint, a degração foi bem pior que as de Carlos e Charles".

Para a Ferrari, a diferença entre o sábado e o domingo foi o fato de que Leclerc conseguiu pressionar mais Verstappen no domingo, impedindo que ele pudesse gerenciar os pneus.

"Não acho que havia muita diferença de ritmo, se é que houve", disse Mattia Binotto. "Em termos de degradação, li que na sprint tivemos mais vantagem na degradação, o que ficou mais evidente na corrida porque pressionamos Max desde o começo".

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