Relato do treino livre

F1: Red Bull mostra força e Pérez lidera TL3 em Austin; Verstappen é 3º e Hamilton 6º

Última sessão de treinos livres antes da classificação foi influenciada pelo vento e temperatura mais amena que a da sexta

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Steven Tee / Motorsport Images

Com um tempo mais ameno que na sexta, a Fórmula 1 voltou ao Circuito das Américas neste sábado. E no terceiro treino livre, que antecede a classificação que acontece mais tarde, a Red Bull mostrou sua força perante a Mercedes. Sergio Pérez foi o mais rápido, com Carlos Sainz em segundo e Max Verstappen em terceiro, enquanto Lewis Hamilton foi o sexto.

Os limites de pista tiveram um fator determinante no resultado final, com Verstappen e Hamilton fazendo voltas para assumir a liderança, mas que acabaram deletadas pela direção de prova. Norris, Bottas, Hamilton, Ricciardo, Gasly, Leclerc e Ocon completaram os dez primeiros.

Leia também:

Na sexta, apesar de Sergio Pérez liderar o TL2, foi Valtteri Bottas quem terminou com o tempo mais rápido do dia, feito ainda no TL1. Mas o dia foi marcado pela preocupação da Mercedes com os problemas de confiabilidade do motor e a 'disputa' entre Max Verstappen e Lewis Hamilton durante a segunda sessão do dia, que deu o que falar.

E o sábado em Austin começou ainda com um momento especial: Daniel Ricciardo andou com o carro de Dale Earnhardt pelo circuito, uma recompensa após a vitória em Monza.

 

Diferente da sexta-feira, o sábado teve um início menos movimentado, com apenas Sebastian Vettel saindo com a Aston Martin e Fernando Alonso com a Alpine nos primeiros minutos. Um motivo que levou à demora dos pilotos para sair dos boxes era o forte vento que atingia certas partes do circuito.

Outro motivo para a circulação reduzida no TL3 é que a maioria das equipes preveem que a corrida será para duas paradas, tornando a conservação de pneus um fator que pode ser determinante no domingo.

Apenas com 20 minutos de sessão que começamos a ver tempos mais significativos na pista, enquanto pouco mais da metade do grid ia à pista. Neste momento, Hamilton liderava com 01min35s571, 0s062 à frente de Pérez, enquanto Leclerc, Sainz e Norris completavam os cinco primeiros.

Este tempo do heptacampeão ainda era bem mais alto que a marca feita por Bottas no TL1 da sexta: 01min34s874.

A bandeira amarela foi acionada pela primeira vez próximo à marca de 30 minutos, devido a uma rodada de Bottas no segundo setor ao atacar com muita força a zebra. Pouco depois foi a vez de Russell rodar no mesmo local.

Neste momento, a Red Bull fazia uma dobradinha com Verstappen na frente com 01min35s207, apenas 0s001 mais rápido que Pérez, enquanto Hamilton era o terceiro, a 0s364, com Leclerc e Sainz fechando o top 5.

 

A 15 minutos do fim do TL3, a liderança era de Sainz, com o novo melhor tempo do fim de semana: 01min34s805. Verstappen era o segundo, a 0s107, com Norris em terceiro, a 0s140, Bottas em quarto, a 0s183 e Pérez fechando o top 5, 0s403 atrás do espanhol. Hamilton, ainda sem tempo com o segundo jogo de pneus, era o sexto a quase oito décimos da Ferrari.

Os limites de pista tiveram um papel importante nos minutos finais. Hamilton e Verstappen chegaram a fazer voltas boas para assumir a liderança, mas tiveram seus tempos deletados por colocar o carro pra fora da pista.

No final, Sergio Pérez foi o responsável por colocar a Red Bull no topo do TL3 ao marcar 01min34s701. Carlos Sainz foi o segundo, ficando a 0s104 do mexicano. Max Verstappen foi o terceiro, a 0s211. Lando Norris e Valtteri Bottas completaram os cinco primeiros.

Lewis Hamilton foi o sexto, à frente de Daniel Ricciardo e Pierre Gasly. Charles Leclerc e Esteban Ocon completaram o top 10.

A Fórmula 1 volta ao Circuito das Américas logo mais, às 18h, para a classificação que define o grid de largada para o GP dos Estados Unidos, com transmissão da Band e do Bandsports

E já anote aí: assim que acabar a classificação em Austin, tem Q4 ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube, com uma análise completa do sábado e projeção para o GP dos Estados Unidos do domingo. Não perca!

Cla # Piloto Equipe Motor Melhor Volta Dif.
1 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 1'34.701  
2 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 1'34.805 0.104
3 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 1'34.912 0.211
4 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 1'34.945 0.244
5 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 1'34.988 0.287
6 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 1'35.219 0.518
7 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 1'35.345 0.644
8 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 1'35.398 0.697
9 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 1'35.688 0.987
10 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 1'35.711 1.010
11 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 1'35.851 1.150
12 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 1'36.023 1.322
13 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 1'36.062 1.361
14 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 1'36.118 1.417
15 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 1'36.252 1.551
16 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 1'36.392 1.691
17 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 1'36.490 1.789
18 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 1'36.572 1.871
19 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 1'36.671 1.970
20 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 2'03.456 28.755

SEXTA-LIVRE: Max MOSTRA DEDO DO MEIO para Lewis e POLÊMICO 'TRUQUE' da Mercedes em retas INCENDEIA GP

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - TELEMETRIA: Mercedes tem a vantagem nos EUA? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe o terceiro treino livre para o GP dos Estados Unidos em Tempo Real
Próximo artigo F1: Alonso troca motor e será mais um a largar do fundo do grid em Austin

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil