F1: Renault considera Vettel caso Ricciardo deixe equipe em 2021
Chefe da equipe francesa, Cyril Abiteboul ponderou que prefere trabalhar com pilotos jovens
Sebastian Vettel, Ferrari
Andy Hone / Motorsport Images
Embora prefira um piloto jovem para investir no futuro de longo prazo na Fórmula 1, a Renault não descarta tentar a contratação do alemão Sebastian Vettel caso o australiano Daniel Ricciardo deixe a equipe ao fim da temporada 2020.
O contrato da montadora francesa com Ricciardo termina no final deste ano e o australiano já está fortemente ligado a uma eventual mudança para a Ferrari, caso Vettel não fique no time de Maranello.
Leia também:
Tanto Renault como Ricciardo esperam que uma melhoria de desempenho nesta temporada seja suficiente para que eles estendam sua parceria, mas nada está confirmado, ainda mais em meio a uma temporada afetada pela pandemia de coronavírus.
Em entrevista ao programa 'La Grille' no Canal +, o chefe de equipe da Renault F1, Cyril Abiteboul, não descartou uma investida sobre Vettel, mas também não sugeriu que essa seria a sua prioridade.
"Não quero dizer que não, pois ele é um ótimo piloto e um grande campeão, ‘trabalhamos juntos’ no lado do motor e vencemos juntos”, disse o dirigente, fazendo menção ao fato de que o tetracampeonato de Vettel foi na época da Red Bull equipada com motor Renault.
GALERIA: Relembre todas as vitórias de Sebastian Vettel na F1
GP da Itália de 2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da China de 2009
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da Grã-Bretanha de 2009
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2009
Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2009
Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2010
Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2010
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2010
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Brasil de 2010
Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2010
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Austrália de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Turquia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Espanha de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Bélgica de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2011
Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2012
Foto de: XPB Images
GP de Singapura de 2012
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2013
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Bahrein de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Canadá de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Alemanha de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Coreia de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Índia de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Abu Dhabi de 2013
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP dos Estados Unidos de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Brasil de 2013
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Malásia de 2015
Foto de: XPB Images
GP da Hungria de 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Austrália de 2017
Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2017
Foto de: LAT Images
GP de Mônaco de 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Hungria
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Brasil de 2017
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Austrália de 2018
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Bahrein de 2018
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá de 2018
GP da Grã-Bretanha de 2018
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
GP da Bélgica de 2018
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP de Singapura de 2019
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
"[Mas] prefiro trabalhar com os pilotos de amanhã do que com os de ontem. Temos uma academia de pilotos, com nomes que podem surgir em 2021 ou 2022. Precisamos ter isso em mente, pois criamos isso com o objetivo de formar um piloto para a F1 em 2021”.
"Agora que 2021 está chegando, temos que reconhecer os jovens talentos, como Christian Lundgaard. Ele é uma opção entre tantas outras e fará sua temporada de estreia na F2”, ponderou Abiteboul.
Além do nome citado pela chefe da Renault, a academia de pilotos da montadora francesa ainda conta com o jovem brasileiro Caio Collet, destaque da F-Renault Eurocup em 2019, quando foi campeão entre novatos. Em 2020, ele busca o título geral.
De todo modo, Abiteboul deixou claro que o principal fator para decidir o futuro de Ricciardo seria a forma atual do carro Renault, embora o atraso no início da temporada signifique que uma conclusão ainda demorará a chegar.
"Temos que retê-lo [Ricciardo] com base em boas fundações, fundações compartilhadas", explicou o dirigente. "O projeto é o que importa. Estou respondendo à pergunta sem realmente responder, mas acho que precisamos esperar e ver as primeiras corridas”.
"Demos um passo adiante? Estamos recuperando um pouco mais de confiança em relação ao ano passado? Ele ainda está se integrando melhor à equipe? A ver. Então, se sentimos que temos um projeto de longo prazo, por que não ficar com ele?"
"Acho que Daniel se preocupa muito com sua mudança para a Renault, que foi muito criticada por alguns meios de comunicação. Em especial a mídia britânica, já que eles não entendem", disparou Abiteboul.
"Essa ideia de construir um projeto no lado humano, técnico e esportivo é importante para ele. Ele é alguém que é guiado por suas emoções e quer mostrar que pode se ater à sua decisão, desde que ela seja boa”, completou o chefe da Renault.
GALERIA: Relembre todos os carros da Renault na história da F1
1977: Renault RS01
Foto de: Sutton Motorsport Images
1978: Renault RS01
Foto de: LAT Images
1979: Renault RS10
Foto de: LAT Images
1980: Renault RE20
Foto de: LAT Images
1981: Renault RE30
Foto de: Sutton Motorsport Images
1982: Renault RE30
Foto de: LAT Images
1983: Renault RE40
Foto de: LAT Images
1984: Renault RE50
Foto de: Jean-Philippe Legrand
1985: Renault RE60
Foto de: Sutton Motorsport Images
2002: Renault R202
Foto de: Renault F1
2003: Renault R23
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2004: Renault R24
Foto de: LAT Images
2005: Renault R25
Foto de: Sutton Motorsport Images
2006: Renault R26
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: Renault R27
Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: Renault R28
Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: Renault R29
Foto de: Sutton Motorsport Images
2016: Renault R.S.16
Foto de: Sutton Motorsport Images
2017: Renault R.S.17
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Renault R.S.18
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2019: Renault R.S.19
Foto de: Dom Romney / Motorsport Images
Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 - Leclerc: Ferrari tem "a melhor chance" de vencer a Red Bull em 2024
F1: Vowles defende o fato de Albon ter assumido o carro de Sargeant
F1: Marko critica Tsunoda e Ricciardo por serem "muito lentos" nas corridas
Vettel ainda não tem certeza sobre possível retorno às corridas; confira
Vettel completa teste com Porsche do WEC em Aragón
Vettel testará o hipercarro da Porsche em Aragón
Ocon diz que Alonso seria bem-vindo na Renault para a F1 2021
Chefe nega que Renault tenha herdado quarto lugar em 2018
Hulkenberg diz que pode precisar melhorar para vencer Ricciardo
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments