F1: Retorno da África do Sul ao calendário pode ocorrer já em 2023; saiba mais

CEO da F1, Stefano Domenicali viajou ao país africano logo após o fim do GP do Azerbaijão no domingo, para se reunir com a direção do circuito de Kyalami

Nigel Mansell, Williams leads at the start of the race

Nigel Mansell, Williams leads at the start of the race

Sutton Motorsport Images

As negociações avançam, e o retorno do GP da África do Sul em Kyalami ao calendário da Fórmula 1 pode acontecer já no próximo ano. A última vez que a categoria visitou o circuito sul-africano foi em 1993, recebendo etapas também entre 1967 e 1985 antes do retorno em 1992 após o fim do apartheid.

Como parte da busca da F1 para correr em todos os continentes, abraçando de fato seu status de campeonato mundial, as negociações para um potencial retorno à África do Sul acontecem há algum tempo.

Leia também:

Após o GP do Azerbaijão, o CEO da F1 Stefano Domenicali viajou à África do Sul, onde se reunirá com a direção de Kyalami e investidores sobre um potencial retorno. Apesar de 2024 ser visto inicialmente como a janela para a realização da prova, foi apurado que ela pode ocorrer já no próximo ano, dependendo das negociações nas próximas semanas.

O retorno de Kyalami, porém, colocaria mais desafios em um calendário já congestionado para 2023, devendo atingir o limite de 24 provas determinado pelo Pacto de Concórdia. O GP do Catar está confirmado para retornar no próximo ano, como parte do acordo de 10 anos, enquanto o primeiro GP de Las Vegas terá sua edição inaugural em novembro.

A China é outra corrida que deve voltar ao calendário no próximo ano, apesar de seu status ainda permanecer incerto devido às restrições do país quanto a Covid-19.

Damon Hill, Williams FW15C, leads Alessandro Zanardi, Lotus 107B, Rubens Barrichello, Jordan 193, and Ivan Capelli, Jordan 193

Damon Hill, Williams FW15C, leads Alessandro Zanardi, Lotus 107B, Rubens Barrichello, Jordan 193, and Ivan Capelli, Jordan 193

Photo by: Motorsport Images

Das 22 corridas do calendário atual, o GP da França deve cair do cronograma do próximo ano, enquanto ainda existem dúvidas sobre a continuidade do GP da Bélgica em Spa-Francorchamps.

O heptacampeão Lewis Hamilton é um dos pilotos mais vocais sobre o retorno à África do Sul, afirmando ser um local "próximo do meu coração", e que o evento destacaria "o grande número de fãs que temos lá".

Falando no Fórum Negócios da F1 realizado no fim de semana do GP de Mônaco pelo Motorsport Network e o Financial Times, a diretora global de promoção de corridas da F1, Chloe Targett-Adams, disse que marcar presença na África é "algo que estamos trabalhando há muitos anos".

"A Covid nos mostrou que podemos nos mexer rapidamente, mas para chegar onde queremos estar estrategicamente, para construir o esporte e a base de fãs, é um processo de alguns anos".

"Os EUA ainda estão em nossas vistas. África e Ásia e onde acho que precisamos estar. Se olharmos para a China e como a Covid aconteceu, estamos fora daquele mercado há três anos, talvez. O ano que vem ainda é uma interrogação".

"África e Ásia é o foco do esporte em curto e médio prazo, e como corremos na Europa também é uma grande questão, garantindo a manutenção do coração do esporte. É uma ótima posição para se estar, porque todos querem uma corrida. Isso nos dá uma boa oportunidade para criarmos um calendário com foco estratégico e de crescimento".

VÍDEO: Como explicar carro de Mick Schumacher partido ao meio em Mônaco?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Hamilton não perderia GP do Canadá "por nada nesse mundo" apesar de dores nas costas
Próximo artigo F1: Red Bull diz que troca de posição entre Verstappen e Pérez em Baku não foi ordem de equipe

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil