Últimas notícias

F1: Retrovisores polêmicos da Mercedes recebem aprovação da FIA e são declarados legais

Componente do W13 foi alvo de discussão nos últimos dias por conta de possíveis ganhos aerodinâmicos propositais - considerados irregulares

Mercedes W13 fins

Foto de: Giorgio Piola

Após um debate do Comitê Consultivo Técnico da FIA na última terça-feira, os espelhos do Mercedes W13 foram oficialmente declarados legais. A história dos espelhos da equipe dominante na Fórmula 1 chegou ao fim ou, pelo menos, para o órgão, que confirmou que estão de acordo com os regulamentos atuais da temporada de 2022.

Após um longo debate, os comissários técnicos da Federação Internacional reiteraram a decisão que já havia sido tomada antes dos testes em Sakhir, quando a escuderia alemã mostrou a evolução aerodinâmica do monoposto.

Leia também:

Os engenheiros, liderados por Mike Elliott e James Allison, tinham boas razões para acreditar que a regra do espelho retrovisor foi mal elaborada, permitindo que as equipes a interpretassem de forma mais vaga do que os legisladores pretendiam.

En el dibujo, se pueden ver los volúmenes que unen los montajes de los espejos.

En el dibujo, se pueden ver los volúmenes que unen los montajes de los espejos.

Photo by: Giorgio Piola

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, foi incisivo sobre isso durante uma reunião com a imprensa.

"A FIA sempre deixou claro que o suporte dos espelhos deve ter apenas uma função estrutural e, se tiver influência aerodinâmica, deve ser apenas 'acidental'. Acho que deve ser o mesmo hoje e no futuro, não há razão para mudar de ideia."

"Sobre a questão do suporte de espelho, a FIA enviou diretrizes técnicas aos times, destacando bem o conceito subjacente. Acho que certas soluções que você vê nesses carros não são de influência incidental, mas de uma aerodinâmica clara. Então, acho que são contrários ao que a federação indicou no passado."

Binotto falou no plural, sem apontar apenas para a Mercedes. Parece claro que pensam que a ideia de respeitar o espírito do regulamento pode afetar também outras escuderias que, no entanto, têm se defendido alegando que as soluções propostas se enquadram todas no espaço que a FIA as concedeu para desenvolver os suportes.

Mesmo assim, é surpreendente que algumas aletas que não entram em contato com o espelho e que possuem uma notável função aerodinâmica tenham sido declaradas como parte do componente do espelho retrovisor.

El espejo de la discordia en el Mercedes W13.

El espejo de la discordia en el Mercedes W13.

Photo by: Giorgio Piola

LITO CAVALCANTI analisa PREOCUPAÇÃO da Mercedes, momento da Red Bull e chances da Ferrari na F1 2022

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast: Saiba os pontos fortes e os pecados da quarta temporada de DRIVE TO SURVIVE

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alonso e Vettel acreditam que Verstappen "terá menos pressão" como atual campeão
Próximo artigo F1: Entenda como as equipes já começaram a evoluir os carros de 2022

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil