F1: Sainz cobra resposta mais rápida dos fiscais em acidentes após incêndio na Áustria

Piloto da Ferrari espera que o acidente ocorrido com ele sirva para que a situação, em condições semelhantes, sejam melhoradas

The burned out car of Carlos Sainz, Ferrari F1-75, after a fire causes his retirement

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

A cena do carro de Carlos Sainz em chamas durante o GP da Áustria de Fórmula 1 deixou muita gente assustada. Além da aflição pelo acidente, o tempo de reação dos fiscais e a forma como eles lidaram com o incidente incomodou o piloto da Ferrari.

Sainz estava pronto para desafiar Max Verstappen pelo segundo lugar quando seu motor começou a sair fumaça, na volta 56 de 71, e o espanhol precisou sair imediatamente dali. A parte de trás da sua Ferrari F1-75 foi facilmente envolvida pelas chamas enquanto Sainz acenava freneticamente para os fiscais pedindo para que o ajudassem. 

Leia também:

Mas, enquanto ele estava ansioso para sair de seu carro em chamas, a inclinação dramática da Curva 4 fez a Ferrari descer assim que o piloto tirou o pé dos freios. Somente depois que um fiscal colocou um calço atrás da roda dianteira, Sainz conseguiu subir e sair do carro com segurança.

Carlos disse que, inicialmente, ele estava relutante em pilar e deixar a Ferrari descendo sem controle, mas em determinado ponto, o fogo se tornou tão intenso que ele não teve outra escolha além de siar.

"Sim, não é uma situação fácil e nem ideal, com certeza, porque eu vi nos meus espelhos o carro pegando fogo, mas ao mesmo tempo, eu estava apertando o freio. 

"E assim que eu tentei pular, eu vi que o carro estava descendo e eu não queria deixar que ele ficasse completamente fora do controle enquanto eu pulava. 

"Eu estava chamando os fiscais para vir e me ajudar colocando algo nos pneus para que o carro parasse de descer, mas eu acho que todo o processo foi um pouco lento.

"Em um determinado ponto, tinha tanto fogo que eu precisei sair do carro de qualquer forma. Acho que foi nesse momento que o fiscal veio e parou o carro."

Carlos Sainz, Ferrari, walks away from his car after a fire

Carlos Sainz, Ferrari, walks away from his car after a fire

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

A lenta resposta dos fiscais atraiu críticas por parte de observadores, principalmente dos membros do paddock da Indy Car, cuja equipe de segurança é conhecida por sua chegada incrivelmente rápida nos locais dos acidentes.

O piloto da equipe Penske, Scott McLaughlin, mais recente vencedor da corrida no Mid-Ohio pela Indy, tweetou que era "uma loucura o tempo que demorou para as pessoas ajudaram Carlos Sainz, obrigado equipe de segurança da Indy Car."

Sainz concorda que a FIA deveria olhar o que pode ser feito para que haja uma aceleração na resposta de segurança em acidentes similares.

"Sim, definitivamente isso precisa ser visto. O que poderíamos ter feito mais rápido porque essa não é situação mais fácil de se estar."

Naquele momento, Sainz tinha um ritmo considerável e vantagens de pneu em relação a Verstappen, o que significaria que ele provavelmente cruzaria a linha de chegada em segundo lugar, atrás do seu companheiro de equipe, Charles Leclerc.

Sainz admitiu que "ficou sem palavras" após a última rodada de problemas de confiabilidade da Ferrari em 2020, uma semana depois dele ter vencido em Silverstone.

F1 2022: Rico Penteado explica FERRARI SUPERIOR ante Red Bull e motivos do FOGO em carro de Sainz

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Abandonos de Leclerc em Baku e Sainz na Áustria podem ter origens similares, diz Ferrari
Próximo artigo FIA confirma a saída do ex-diretor de provas da F1 Michael Masi

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil