F1: Sainz comemora resultado e diz que pode melhorar ainda mais; Leclerc comenta desafios do fim de semana

Espanhol conseguiu sua melhor classificação na temporada, após eliminação no Q2 na Emilia-Romagna, e monegasco não repetiu o desempenho dos últimos treinos

Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Pela segunda vez em três corridas, a Ferrari colocou seus dois carros entre os dez primeiros colocados do grid de largada, com o quinto lugar de Carlos Sainz e a oitava posição de Charles Leclerc na classificação para o GP de Portugal de Fórmula 1 deste domingo (2).

Para efeito de comparação, nas três primeiras provas de 2020 (Áustria, Estíria e Hungria) a escuderia só conseguiu passar com os dois pilotos para o Q3 em uma delas e teve pelo menos um eliminado no Q2 nas duas primeiras.

Leia também:

Além do progresso do motor, tão criticado na última temporada, a chegada de Carlos Sainz renovou o ambiente da equipe, antes desgastado pelos desentendimentos entre Sebastian Vettel e o chefe Mattia Binotto. Com o resultado deste sábado (01), o espanhol superou o companheiro de equipe pela primeira vez no ano e conquistou sua melhor posição no grid em 2021 até então.

"Estou realmente satisfeito, principalmente pela sensação com o carro. Hoje, senti progressos. Fiz algumas mudanças no meu estilo de direção após Ímola, uma abordagem um pouco diferente na frenagem e na entrada nas curvas e, ao mesmo tempo, venho tentado vários acertos diferentes. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas sinto-me cada vez mais em casa à medida que a temporada avança."

Apesar da melhora, o piloto ainda prega cautela: "Sinto que vou precisar errar mais algumas vezes para depois voltar, encontrar outra direção e acertar, como nessas três primeiras corridas. Venho fazendo coisas boas e coisas ruins e é uma questão de construir essa experiência, a memória muscular com o carro e tenho certeza que continuarei melhorando."

O espanhol disse que não será "conservador" como no GP do Bahrein: "Lá eu realmente queria completar a corrida e não sabia como o carro se comportava no ar sujo, fui pelo caminho fácil, mas me redimi com uma boa volta em Ímola. No resto, tenho forçado muito e cometi alguns erros como no Q2 da Emilia-Romagna e Q3 no Bahrein, mas o importante são as corridas. Quando acerto, estou bem perto de onde quero estar."

Charles Leclerc, Ferrari SF21

Charles Leclerc, Ferrari SF21

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Leclerc diz que final de semana é "desafiador"

Se Carlos Sainz fez sua melhor classificação na temporada, Charles Leclerc teve o pior resultado pessoal em 2021. Após largar em quarto nas duas primeiras corridas do ano, o monegasco amargou um oitavo lugar para a próxima prova.

"Não fui bom o suficiente nessas condições, havia muito vento e lutei para ser consistente. Fiz uma volta muito boa com os pneus médios no Q2, mas no Q1 eu escapei muito. O início da segunda sessão não foi ótimo, nenhuma volta foi muito boa. É muito difícil, eu deveria ter feito um trabalho melhor."

Questionado sobre as condições da pista, Leclerc foi claro: "Eu diria que o vento influenciou, mas isso não é desculpa. Eu estava tentando forçar um pouco demais. Em situações como a de hoje, se você estiver um pouco abaixo do limite, mas conseguir fazer uma volta limpa, vale a pena. E eu tive dificuldades nisso."

A FIA e os pilotos estão atentos aos limites de pista e em Portugal não foi diferente para Leclerc: "Obviamente é difícil. Para ser honesto, neste GP foram muito claros desde o início. No entanto, é incrivelmente difícil com essas condições. Se você tiver um errinho, pode facilmente perder a linha e ir para fora. É mais complicado, sim. "

"Faz parte das regras. E acho que a FIA tem sido muito, muito consistente no fim de semana, então não podemos reclamar."

Apesar do melhor resultado para Carlos Sainz, o monegasco largará de pneus médios e o espanhol de pneus macios, por terem passados com esses compostos ao Q3.

F1 2021: BOTTAS nega POLE 100 de Hamilton em Portugal em treino surpreendente | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Tudo sobre o GP de Portugal e as mudanças no calendário com Rico Penteado

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ESPECIAL: Morte de Senna quebrou barreiras entre F1 e Estados Unidos
Próximo artigo F1: Confira como ficou grid de largada do GP de Portugal, com pole de Bottas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil