F1: Tempo de Verstappen na pré-temporada pode colocar holandês e Red Bull como favoritos em 2022; entenda

Apesar de testes de começo do ano não costumarem ser conclusivos, marca do atual campeão rendeu elogios até da fabricante de pneus

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

LAT Images

Embora nunca se deva tirar grandes conclusões da pré-temporada da Fórmula 1, a volta mais rápida de Max Verstappen no Bahrein foi destaque. O holandês liderou a tarde da última sessão de testes em Sakhir, com uma marca que deixou seus perseguidores mais próximos a mais de meio segundo e o resto de seus rivais a mais de um.

De fato, as equipes escondem suas armas nos testes e todos sabem que tirar conclusões nessa época é de pouca utilidade. E é bom relembrar que a marca foi estabelecida com o pneu supermacio - chamado Pirelli C5 - o mais rápido da categoria.

Leia também:

No entanto, o diretor da fabricante italiana de pneus, Mario Isola, revelou por que esse tempo pode assustar seus rivais e faz de Verstappen o favorito para o início de uma temporada em que lutará para manter o campeonato conquistado em 2021.

Falando a um grupo de mídia, incluindo o Motorsport.com, o dirigente definiu os testes do Bahrein como muito positivos para a Pirelli, apesar das altas temperaturas (quase 50ºC no asfalto) e das condições da pista.

 

A Pirelli trará seus três compostos mais duros - C1, C2 e C3 - para o GP do Bahrein, que abrirá a temporada, com os médios (C3, amarelo) sendo a opção mais macia neste fim de semana.

"Estávamos mais focados em C1, C2 e C3 porque esses são os três compostos que selecionamos para a corrida, mas as equipes também usaram C4 e C5 mais tarde. Fiquei impressionado."

Explicando o motivo de sua surpresa com o tempo do holandês da Red Bull, Isola continuou: "Foi 2s5 ou 2s6 mais lento que o tempo no mesmo composto no ano passado, mas este é um circuito que não é um daqueles que acreditamos que teremos tempos próximos aos de 2021".

"Essa diferença com um composto que não é o ideal, onde o nível de degradação não é o esperado, e o circuito que não é ideal para o carro novo, demonstra um bom nível de desempenho."

"Se levarmos em conta que nos testes todos escondem seu desempenho real e aqui estão apenas dois segundos e meio mais lentos que no ano passado, devo dizer que os novos carros são bem rápidos."

Com exceção de George Russell, os demais pilotos do top 5 (Mick Schumacher, Charles Leclerc e Fernando Alonso) fizeram sua melhor volta com pneus C4, um nível menos macios e teoricamente mais lentos. No entanto, Isola explica por que essa diferença seria real e não teria nada a ver com o atual campeão usando supermacios C5.

"Se você olhar para o delta entre o C4 e o C5, a diferença é quase nada, mas porque o C5 não está apresentando desempenho real aqui."

Lando Norris, McLaren MCL36, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Lando Norris, McLaren MCL36, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen habla con su ingeniero de carrera en Red Bull, Gianpiero Lambiase

Max Verstappen habla con su ingeniero de carrera en Red Bull, Gianpiero Lambiase

Foto de: Mark Thompson

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Thompson

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Lars Baron

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Thompson

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, George Russell, Mercedes W13

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, George Russell, Mercedes W13

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, leads George Russell, Mercedes W13

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, leads George Russell, Mercedes W13

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen de Red Bull Racing habla con el director del equipo Red Bull Racing, Christian Horner

Max Verstappen de Red Bull Racing habla con el director del equipo Red Bull Racing, Christian Horner

Foto de: Red Bull Content Pool

Max Verstappen, Red Bull Racing, habla con su jefe de equipo, Christian Horner

Max Verstappen, Red Bull Racing, habla con su jefe de equipo, Christian Horner

Foto de: LAT Images

Mohammed ben Sulayem, presidente de la FIA, Christian Horner, director de Red Bull, y Max Verstappen

Mohammed ben Sulayem, presidente de la FIA, Christian Horner, director de Red Bull, y Max Verstappen

Foto de: LAT Images

Mohammed ben Sulayem, presidente de la FIA, Christian Horner, director de Red Bull, y Max Verstappen

Mohammed ben Sulayem, presidente de la FIA, Christian Horner, director de Red Bull, y Max Verstappen

Foto de: Red Bull Content Pool

Lewis Hamilton, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Lewis Hamilton, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Lewis Hamilton, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Lewis Hamilton, Mercedes W13, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lance Stroll, Aston Martin AMR22, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Lance Stroll, Aston Martin AMR22, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Helmut Marko, consultor de Red Bull Racing y Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Helmut Marko, consultor de Red Bull Racing y Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Helmut Marko, consultor de Red Bull Racing y Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Helmut Marko, consultor de Red Bull Racing y Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Helmut Marko, consultor de Red Bull Racing y Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Helmut Marko, consultor de Red Bull Racing y Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: LAT Images

43

Falando mais especificamente sobre a diferença entre Verstappen e a primeira Ferrari, ele insistiu: "O delta entre os dois compostos, como eu disse, é quase zero, porque o C5 começa a se degradar antes do final da primeira volta, é os setores que a completa volta."

"Na volta fora dos boxes, especialmente com C4, C5, eles estavam controlando o ritmo para não esquentar muito, mas o C5, para ser honesto, não parece ser o ideal para o Bahrein, o que não nos permite mostrar seu desempenho real. Assim como não conseguimos em Barcelona porque não são circuitos ideais para ele."

"O C4 não estava funcionando mal aqui. Não durou muito, é claro, mas para as voltas mais rápidas estava bem. O C5 não estava, era muito extremo."

F1 AO VIVO: Mercedes BLEFANDO? RBR favorita? Ferrari bem? E a 'MEIUCA'? Veja prévia do GP do BAHREIN

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - Boletim do segundo dia de testes de pré-temporada da F1 no Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Com novo formato no fim de semana da F1, programa TELEMETRIA muda para as quintas-feiras
Próximo artigo F1 - Sainz rebate comentários da Mercedes sobre favoritismo da Ferrari: "Típico deles"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil