F1: Wolff quantifica diferença entre Mercedes e Ferrari

Chefe da Mercedes garantiu que nunca tinha visto um avanço tão grande na potência em tão pouco tempo com os motores atuais

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG speaks to the media

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG speaks to the media

Jerry Andre / Motorsport Images

Em duas das três primeiras corridas da nova temporada de Fórmula 1, a Ferrari foi claramente mais rápida que seus rivais. Além disso, ficou claro desde o primeiro momento que sua superioridade não era apenas uma questão de downforce, mas também devido à potência de seu novo motor.

Leia também:

Além da briga entre Ferrari e Red Bull pelas primeiras posições, o avanço das equipes clientes de Maranello também foi evidente, especialmente a Haas, que passou de brigar por não ser a última para tentar chegar ao Q3 e somar pontos em todos os finais de semana de corrida, juntamente com a Alfa Romeo que se juntou ao competitivo meio de grid.

No ano passado, o motor da Ferrari não foi considerado um dos mais potentes, o que significou que os engenheiros italianos conseguiram encontrar potência extra durante o inverno. Ou eles podem ter encontrado uma maneira de perder menos energia, devido à transição para o novo combustível E10.

A escuderia disputou as três primeiras corridas da temporada de F1 em 2022 e além de apresentar um desempenho superior ao de seus rivais, a Ferrari também se destacou pela confiabilidade, já que apenas Carlos Sainz saiu do GP da Austrália, mas foi devido a um erro do piloto.

Enquanto isso, seu principal rival, a Red Bull, já viu seus carros abandonarem, prejudicando seriamente Max Verstappen em uma luta pelo título que atualmente tem apenas um nome, o de Charles Leclerc.

Tendo verificado o avanço da estrutura de Maranello, há uma pergunta que se repete constantemente no paddock: qual é a potência do novo motor da Ferrari?

Toto Wolff, chefe da Mercedes, respondeu a esta pergunta após o GP da Austrália: "Estamos vendo um grande passo à frente da Ferrari desde o ano passado. Anteriormente, eles estavam cerca de 14 cavalos atrás, mas agora estão mais de 14 à frente."

"Nunca antes neste campeonato você viu um avanço tão grande e em tão pouco tempo. Mas vimos que eles foram capazes de fazer isso, então só posso parabenizá-los", disse Wolff.

Devido aos vários problemas do W13, a equipe de Brackley ainda não conseguiu comparar diretamente com a Ferrari na pista. No entanto, a grande quantidade de dados que as equipes coletam permitiram que essas comparações virtuais fossem feitas.

POLÍTICA da F1: Os OB$TÁCULO$ para PORSCHE/RED BULL e AUDI virarem REALIDADE em '26; veja BASTIDORES

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #173: Qual tamanho dos problemas de Verstappen e Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior F1: Pirelli tem dificuldades em achar datas para testes em 2022
Próximo artigo F1: Gasly diz que perder GP de Mônaco seria um “choque”

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil