Recomendado para você

PÓDIO AO VIVO: Norris domina em SP, Verstappen da show e Antonelli é P2

PÓDIO AO VIVO: Norris domina em SP, Verstappen da show e Antonelli é P2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
PÓDIO AO VIVO: Norris domina em SP, Verstappen da show e Antonelli é P2
F1: Norris domina 'caótico' GP de São Paulo com recuperação de Verstappen; Bortoleto abandona

F1: Norris domina 'caótico' GP de São Paulo com recuperação de Verstappen; Bortoleto abandona

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris domina 'caótico' GP de São Paulo com recuperação de Verstappen; Bortoleto abandona
F1: Brasileiros invadem redes de Stroll após acidente com Bortoleto no GP de São Paulo

F1: Brasileiros invadem redes de Stroll após acidente com Bortoleto no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Brasileiros invadem redes de Stroll após acidente com Bortoleto no GP de São Paulo
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

Moto2
Moto2
Algarve
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2
Últimas notícias

F1: Tsunoda explica 'truque' do DRS que causou polêmica na pré-temporada

Piloto japonês foi visto ativando o DRS muito antes da zona delimitada pela F1 no último dia da pré-temporada

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT02

O novato da AlphaTauri, Yuki Tsunoda, chamou a atenção na pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein por motivos diferentes, mas relacionados. O estreante teve o segundo tempo mais rápido do final de semana, mas causou polêmica quando a transmissão mostrou que ele ativava seu DRS antes da zona delimitada pela F1. Agora, o piloto japonês explicou a origem do "truque" que deu o que falar nas últimas semanas.

Em sua melhor volta, marcada na tarde do domingo, última sessão da pré-temporada, Tsunoda ficou a apenas 0s093 do tempo de Max Verstappen, o melhor de todo o final de semana.

Leia também:

Mas muitos criticaram o fato de que sua performance teve o 'auxílio' da ativação precoce do DRS, também conhecida como 'asa móvel', que se abria muito antes do normal na reta principal, ajudando-o a ter uma velocidade mais alta que os demais.

A zona oficial de DRS no Bahrein começa 170 metros após a saída da última curva, mas Tsunoda já estava usando a asa bem antes disso. Refletindo sobre o caso, o piloto disse que o gerenciamento do sistema de DRS foi modificado no último dia, tornando-o ativo antes do espaço correto.

Com isso, nos dias anteriores, Tsunoda poderia apertar o botão de ativação do DRS mais cedo e nada acontecia, mas no domingo, isso funcionou.

"Geralmente, mesmo nos testes, assim como na corrida, você não deveria conseguir usar o DRS antes de cruzar a linha de ativação. Mas, no meu caso, eu consegui usar, talvez a sessão tenha sido arrumada deste modo".

"Eu não abri mais cedo para melhorar meu tempo. Não tinha más intenções. Mas se é possível usar, por que não? E também, eu achei que não seria o único fazendo isso".

"Usei apenas uns 50 metros mais cedo, e em termos de tempos de volta, melhorei apenas dois ou três décimos. Não foi uma grande diferença, como seis ou sete décimos. Mas não muda o fato de que consegui ativar cedo".

Mesmo sem a ajuda do DRS, a AlphaTauri teve uma pré-temporada encorajadora, com o AT02 mostrando ser rápido e confiável. Mas Tsunoda acredita que o carro pode ser até bem equilibrado demais, o que tornaria difícil para ele obter uma dianteira mais agressiva, como ele prefere.

"Em termos do carro ser fácil ou difícil de pilotar, o AT02 é estável demais e pode ser difícil de fazer curvas corretamente. A aderência traseira é muito forte, então fica difícil lidar com a frente. Se você não fizer a curva corretamente, os pneus dianteiros perderão a aderência rapidamente e você começa a escorregar. É por isso que é importante acertar a curva".

"Com Verstappen, o carro vira corretamente quando o volante está em um ângulo grande não? Acho que seria bom ter um carro assim, e é mais fácil fazer um tempo melhor quando se tem um pouco de instabilidade. Há algumas coisas nessa linha, então não sei ainda [a comparação de performance com a Red Bull".

MOTORSPORT traz programação ESPECIAL para cobertura da F1 2021; CONFIRA

Parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

PODCAST: Temporada 2021 marca nova era na cobertura do esporte a motor na TV?

 

Artigo anterior F1 pode atingir 1 bilhão de fãs em 2022 graças a Drive to Survive e eSports, aponta pesquisa
Próximo artigo Reinado da Mercedes, empolgação de ex-campeões e muito mais em xeque no GP do Bahrein de F1; veja

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros