F1: Vantagem de 63 pontos sobre Leclerc é "maior do que deveria ser", diz Verstappen

Holandês mantém os pés no chão sobre folga na liderança do campeonato de pilotos, reitera que Ferrari segue forte e que situação pode mudar rapidamente

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, arrive on the grid

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen crê que sua liderança no campeonato de Fórmula 1 sobre Charles Leclerc é maior do que deveria ser, dado o desempenho da Ferrari em comparação à Red Bull até agora nesta temporada. O holandês cravou sua sétima vitória da temporada de 2022 no GP da França deste domingo (24) depois que o monegasco bateu enquanto liderava no final do primeiro stint.

Leclerc se classificou na pole e liderava por pouco mais de um segundo de Verstappen antes da RBR levar o holandês aos boxes no final da volta 16. A Ferrari manteve Charles na pista antes que ele rodasse na volta 18 após um erro e colidisse com a barreira de proteção, resultando em um safety car que recomeçou com Max liderando Lewis Hamilton, da Mercedes.

Leia também:

Verstappen administrou bem seus pneus para completar a corrida sem parar novamente, cruzando a linha dez segundos à frente do pelotão. A vitória fez com que sua vantagem na liderança do campeonato aumentasse de 38 pontos para 63, deixando-o com uma folga de mais de dois triunfos, com dez rodadas pela frente nesta temporada.

"Ainda é muito importante marcar pontos constantemente, mesmo em um dia ruim, que foi o que fizemos na Áustria", disse o holandês sobre a situação da tabela. "É claro que a liderança que temos é ótima, mas provavelmente é um pouco maior do que deveria ser quando você olha para o desempenho dos carros entre as duas ponteiras."

De acordo com Verstappen, sua vantagem para Leclerc é "grande", mas ele alertou que "muitas coisas podem acontecer" depois de ver seu gap anterior de 46 pontos para o monegasco mudar rapidamente após três corridas.

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Alastair Staley / Motorsport Images

O resultado também fez com que a Red Bull ampliasse sua liderança no topo do campeonato de construtores sobre a Ferrari para 82 pontos, apesar de Sergio Pérez perder um pódio no final devido a um erro durante o safety car virtual.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, elogiou os esforços de sua equipe para se ajustar aos novos regulamentos tão bem, apesar da intensidade da luta pelo título de 2021, admitindo que os resultados e as vantagens de pontos estavam "além das expectativas mais loucas".

"É realmente uma prova da determinação, dedicação e trabalho árduo que aconteceu nos bastidores da fábrica", comentou. "Vimos que a Ferrari é muito competitiva também este ano. Vimos que a Mercedes com certeza está ganhando força, mas considerando que provavelmente fomos a última escuderia a fazer a transição completa para este ano, foi um trabalho fenomenal."

Horner disse que Verstappen teria ganho posição na pista contra Leclerc graças ao seu pit stop inicial, mas que sempre teve como objetivo manter a estratégia de uma parada depois de descobrir que a degradação dos pneus estava abaixo do previsto.

"Foi o mais cedo que sentimos que estava no limite para uma parada, e a situação dos pneus foi melhor do que esperávamos para a corrida, para ser honesto com você", reiterou Horner. "Na corrida, estávamos pensando em duas. À medida que a corrida se desenrolava, começamos a nos mover em direção ao pit stop único e vimos o espaço na pista em que poderíamos colocar Max."

"Nós puxamos o gatilho, na metade da volta, ele tinha posição de pista, então, a partir desse ponto, era apenas uma questão de colocar bem os pneus."

Se Leclerc não tivesse abandonado, Horner acredita que Verstappen teria sido "capaz de defender de forma razoavelmente confortável" graças à vantagem de velocidade em reta da Red Bull no segundo setor, mas achou que estava "muito, muito equilibrado entre as duas equipes com uma abordagem muito diferente para alcançar o tempo de volta".

F1 AO VIVO: Leclerc ERRA, Verstappen SEGUE LÍDER e fim da corrida AGITA o GP da França; veja DEBATE | PÓDIO

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sainz admite frustração com estratégia da Ferrari, mas confia em decisão da equipe
Próximo artigo F1 'volta' a ter vantagem de mais de 60 pontos para o líder após dois anos; veja

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil