Conteúdo especial

Veja como uma 'cagada' de passarinho 'deu sorte' para Zonta na F1

Curitibano relembra episódio que culminou em grande desempenho no GP do Canadá de 2001

Ricardo Zonta in the garage

Ricardo Zonta in the garage

Mark Gledhill

Piloto da Shell V-Power na Stock Car e ex-competidor da Fórmula 1 entre o fim da década de 1990 e meados dos anos 2000, Ricardo Zonta revelou uma história curiosa de sua passagem pela equipe Jordan.

Leia também:

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram, o curitibano relembrou como um cocô de passarinho fez com que ele tivesse grande desempenho no GP do Canadá de 2001. Confira o imperdível relato de Zonta no vídeo abaixo:

"Uma das coisas que na época o meu empresário falou foi: 'Olha, a gente não está tendo resultados tão expressivos. Talvez a gente tenha que optar pelo lado financeiro, ficar um ano parado como piloto de testes, como a Jordan ofereceu. É melhor opção do que pegar uma equipe muito menor que a BAR e vai estar lá atrás, mais ainda, e só vai prejudicar'. Foi por aí que a gente optou pela Jordan, que foi pelo lado financeiro", disse Zonta.

"Hoje, olhando, eu não precisava ter pensado por esse lado. Não sei se seria o certo ir para uma equipe menor. Eu tinha proposta, mas numa equipe menor você nunca sabe se vai mostrar o desempenho. Medindo, é difícil falar se foi pelo lado certo ou pelo lado errado."

"O carro era bom, estava cada vez melhor, e o relacionamento com o Eddie Jordan era muito bom. Ele tinha proposto: 'Vem como piloto de testes e durante o ano a gente vai ver para 2002 você voltar a correr'."

"E aí eu estava fazendo muito bem os testes e estava desenvolvendo muito bem. Estava valendo muito a pena para a equipe o envolvimento comigo e tal. E o Frentzen começou a ter problemas dentro da equipe."

"No Canadá, na sexta-feira, antes de ir para a pista, eu fui sair do hotel e um passarinho fez uma meleca na minha cabeça. Aí voltei, tomei banho e fui para a pista. Chegando na pista, o Frentzen bateu no segundo treino."

"Ele bateu de ré, machucou a cabeça e falou que não ia correr. Ele não estava se sentindo bem e não iria correr. E aí me avisam: 'No sábado, já é seu o treino, você vai correr neste final de semana'."

Ricardo Zonta

Ricardo Zonta

Foto de: Jordan Grand Prix

Ricardo Zonta e Rubens Barrichello

Ricardo Zonta e Rubens Barrichello

Foto de: Mark Gledhill

Ricardo Zonta nos pits

Ricardo Zonta nos pits

Foto de: Mark Gledhill

Ricardo Zonta nos pits

Ricardo Zonta nos pits

Foto de: Mark Gledhill

Ricardo Zonta na garagem

Ricardo Zonta na garagem

Foto de: Mark Gledhill

Ricardo Zonta

Ricardo Zonta

Foto de: Mark Gledhill

Jarno Trulli, Heinz-Harald Frentzen, Eddie Jordan e Ricardo Zonta

Jarno Trulli, Heinz-Harald Frentzen, Eddie Jordan e Ricardo Zonta

Foto de: Jordan Grand Prix

Ricardo Zonta

Ricardo Zonta

Foto de: Jordan Grand Prix

Ricardo Zonta

Ricardo Zonta

Foto de: Mark Gledhill

Ricardo Zonta

Ricardo Zonta

Foto de: Mark Gledhill

Heinz-Harald Frentzen, Ricardo Zonta e Jarno Trulli

Heinz-Harald Frentzen, Ricardo Zonta e Jarno Trulli

Foto de: Jordan Grand Prix

Ricardo Zonta

Ricardo Zonta

Foto de: Mark Gledhill

12

"E aí fiquei com isso na cabeça: se não fosse o 'pingo' do cocô do passarinho na minha cabeça, não tinha dado certo. Então corri e o carro era muito bom, acho que classifiquei em nono. Na corrida inteira, acho que fiquei entre os cinco primeiros."

"Aí no final da corrida eu comecei a ter problemas de freios. O meu engenheiro falou: 'Começa a economizar o freio e tenta terminar a corrida'. Terminei em sétimo, mas eu estava muito bem. Estava brigando com o [Mika] Hakkinen, da McLaren, e com o Kimi [Raikkonen]."

"A gente até se tocou, eu e o Kimi [que fazia sua primeira temporada na F1 com a Sauber]. Eu estava no meio da corrida com os caras competitivos mesmo, né... Aí eu fui para a próxima corrida, que era Hockenheim."

"Lá, a gente não conseguia acertar o carro. Em toda entrada de curva, o carro já saía de traseira, porque o diferencial não segurava a entrada. Foi um final de semana muito difícil. Os dois carros [da Jordan] andando muito mal".

"Eu me lembro que, depois, eu não sigo na equipe, porque chega o [Jean] Alesi. Ele sai da Prost e entra na Jordan e me substitui, então fico como reserva de novo e acabo terminando o ano assim. O Alesi termina o campeonato na Jordan", completou o brasileiro.

GALERIA: Relembre todos os carros e a carreira de Ricardo Zonta na F1

1999: Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta, pilotos titulares da British American Racing (BAR)

1999: Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta, pilotos titulares da British American Racing (BAR)

Foto de: Sutton Motorsport Images

1999: Ricardo Zonta, BAR PR01

1999: Ricardo Zonta, BAR PR01

Foto de: Sutton Motorsport Images

2000: Ricardo Zonta, BAR 002. Brasileiro seguiu com Villeneuve

2000: Ricardo Zonta, BAR 002. Brasileiro seguiu com Villeneuve

Foto de: BAR

2000: Ricardo Zonta, Darren Manning e Patrick Lemarie, BAR Honda BAR 002

2000: Ricardo Zonta, Darren Manning e Patrick Lemarie, BAR Honda BAR 002

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

2001: Heinz-Harald Frentzen, Ricardo Zonta (piloto reserva e de testes) e Jarno Trulli, Jordan

2001: Heinz-Harald Frentzen, Ricardo Zonta (piloto reserva e de testes) e Jarno Trulli, Jordan

Foto de: Jordan Grand Prix

2001: Ricardo Zonta, Jordan EJ11

2001: Ricardo Zonta, Jordan EJ11

Foto de: Mark Gledhill

2001: Ricardo Zonta correu no Canadá e na Alemanha

2001: Ricardo Zonta correu no Canadá e na Alemanha

Foto de: Mark Gledhill

2003: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota Toyota	TF103

2003: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota Toyota TF103

Foto de: Toyota Racing

2003: Ricardo Zonta, Toyota	TF103

2003: Ricardo Zonta, Toyota TF103

Foto de: Toyota Racing

2003: Ricardo Zonta

2003: Ricardo Zonta

Foto de: Toyota Racing

2004: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF104

2004: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF104

Foto de: Toyota Racing

2004: Ricardo Zonta correu etapas de Hungria, Bélgica, Itália, China e Brasil

2004: Ricardo Zonta correu etapas de Hungria, Bélgica, Itália, China e Brasil

Foto de: David Lopez

2004: Ricardo Zonta

2004: Ricardo Zonta

Foto de: David Lopez

2005: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF105

2005: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF105

Foto de: XPB Images

2005: Ricardo Zonta, Toyota TF105

2005: Ricardo Zonta, Toyota TF105

Foto de: XPB Images

2005: Ricardo Zonta, Toyota TF105

2005: Ricardo Zonta, Toyota TF105

Foto de: XPB Images

2006: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota	TF106

2006: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF106

Foto de: Alessio Morgese

2006: Ricardo Zonta, Toyota	TF106

2006: Ricardo Zonta, Toyota TF106

Foto de: XPB Images

2006: Ricardo Zonta, Toyota	TF106, e Michael Schumacher, Ferrari

2006: Ricardo Zonta, Toyota TF106, e Michael Schumacher, Ferrari

Foto de: XPB Images

Em 2007, Zonta foi piloto de testes da Renault ao lado de Nelsinho Piquet, o reserva. Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella eram os titulares

Em 2007, Zonta foi piloto de testes da Renault ao lado de Nelsinho Piquet, o reserva. Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella eram os titulares

Foto de: XPB Images

Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet, Giancarlo Fisichella e Heikki Kovalainen com o chefe de equipe Flavio Briatore

Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet, Giancarlo Fisichella e Heikki Kovalainen com o chefe de equipe Flavio Briatore

Foto de: XPB Images

2007: Ricardo Zonta, Renault R27

2007: Ricardo Zonta, Renault R27

Foto de: XPB Images

22

Piloto da Shell V-Power, Ricardo Zonta explica como funciona o volante da Stock Car:

PODCAST Motorsport.com: Zonta, Pizzonia e cia; os brasileiros sem sorte na F1

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Brown: F1 deve buscar nível de competitividade da Indy
Próximo artigo Kvyat fala sobre relacionamento com Marko: "Me ligava falando que se não melhorasse estava fora"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil