F1: Verstappen admite nervosismo por decisão e elogia "incrível" Hamilton

Holandês tomou a liderança do britânico nos momentos finais do GP de Abu Dhabi para conquistar título inédito

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Lewis Hamilton, Mercedes, 2nd position, congratulate each other in Parc Ferme after the race

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Para quem chegou a abrir 32 pontos de vantagem na liderança no campeonato, ganhar o título de 2021 da Fórmula 1 na última volta da última corrida parecia improvável para Max Verstappen. O holandês viu seu "incrível" rival Lewis Hamilton recuperar terreno, principalmente no segundo semestre, e fazer a etapa final, em Abu Dhabi, ser "nervosa", como dito por ele mesmo.

O heptacampeão da Mercedes tomou a posição do piloto da Red Bull logo na largada e passou a prova inteira na liderança, mesmo após uma disputa acirrada com Sergio Pérez, que o segurou para ajudar seu rival de equipe a chegar perto. Nos momentos finais, um safety car causado por um acidente de Nicholas Latifi mudou tudo, reduziu as distâncias e Verstappen, de pneus macios, ultrapassou Hamilton para ser coroado campeão.

Leia também:

"É insano", resumiu Max nas entrevistas após o champanhe. "Meu objetivo, quando era criança, era virar piloto de F1. Você quer vencer, estar no pódio, ouvir seu hino nacional. E quando as pessoas te dizem que você é o campeão mundial, é algo incrível. Devo isso especialmente ao meu pai [Jos Verstappen]. Lembro de todos os anos que passamos viajando, em busca desse objetivo, e agora estamos aqui juntos."

"Agradeço a todos que me levaram até aqui. Minha família, meus amigos, minha equipe, meus amigos do kart. E a maioria deles está aqui hoje, é maravilhoso. É incrível ver todo esse laranja aqui e ao redor do mundo, eles me apoiaram a carreira toda, mas especialmente agora, é incrível. E eu espero que possa seguir fazendo isso por muitos anos."

Conhecido por ser 'frio' nas emoções, Verstappen sempre reiterou em entrevistas que a Fórmula 1 não era a coisa mais importante em sua vida e que "não teria pesadelos" se não ganhasse o título. No entanto, as lágrimas que debruçou após a bandeirada mostraram a emoção 'entalada' na garganta do holandês, que admitiu que não estava tão calmo assim para a decisão.

"Claro que estava nervoso sobre hoje, mas na verdade é apenas mais uma corrida que você quer se dar bem", comentou. "O resultado determinaria se eu seria primeiro ou segundo, mas a prova toda eu segui dando o meu melhor, acreditando, mesmo que parecesse que não fosse dar, mas milagres acontecem."

"Lewis é um piloto incrível e um competidor incrível. Ele dificultou a nossa vida e claro que todos adoraram ver isso. Nós tivemos nossos momentos difíceis, mas isso faz parte do esporte. É emoção à flor da pele, todos queriam vencer e hoje poderia ter sido qualquer. No próximo ano, voltaremos e tentaremos tudo isso de novo"

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN PASSA HAMILTON NO FIM E É CAMPEÃO NA ABU DHABI; VEJA DEBATE DA FINAL DE 2021 | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #151: Hamilton x Verstappen é a maior decisão da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Após triunfo em Abu Dhabi, Verstappen se torna o quarto campeão mais jovem da F1; veja lista
Próximo artigo F1: Entenda o que dizem as regras de relargada após safety car

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil