F1: Verstappen instruiu de Vries a falar com Marko após Monza

Astro da Red Bull disse para compatriota contatar consultor da marca depois da boa atuação de Nyck no GP da Itália, tudo com foco em uma vaga na AlphaTauri

Nyck de Vries, Test and Reserve Driver, Mercedes AMG

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

'Joia' da Red Bull na Fórmula 1 desde que chegou à equipe anglo-austríaca, foi o holandês Max Verstappen que instruiu o compatriota Nyck de Vries, confirmado pela AlphaTauri para 2023 nesta sexta-feira, a procurar Helmut Marko, consultor de automobilismo da marca de energéticos, a fim de garantir a vaga ao lado do japonês Yuki Tsunoda no 'time B' taurino. O 'toque' do campeão de 2021 veio após o GP da Itália, no qual o recém-contratado brilhou pela Williams em Monza.

Na ocasião, o time britânico de Grove não pôde contar com o anglo-tailandês Alexander Albon, que teve de se ausentar da prova em função de uma apendicite, de modo que escalou de Vries para o fim de semana nas cercanias de Milão.

O editor recomenda:

O holandês brilhou e terminou a etapa em nono, ofuscando o canadense Nicholas Latifi, que deixará a equipe inglesa no fim de 2022 -- o companheiro de Albon ainda é desconhecido. De todo modo, a atuação de de Vries foi o suficiente para Verstappen vislumbrar um futuro para o amigo na Alpha.

Nyck, então, acatou o conselho de Max e contatou Marko, encontrando-se com o dirigente na Áustria. A partir daí, a negociação avançou e também permitiu que a AlphaTauri negociasse Pierre Gasly com a Alpine, que anunciou o francês como seu piloto para os próximos anos.

De qualquer forma, o Motorsport.com questionou Verstappen sobre as tratativas do grupo Red Bull com de Vries. "Tivemos um jantar depois de Monza e eu disse a ele pra ligar [para Marko], pois nunca se sabe o que pode acontecer. Foi na hora certa. Helmut provavelmente se mantém empolgado numa segunda-feira após uma corrida domingo. Funcionou bem e estou muito feliz por ele (de Vries)".

Pole man Max Verstappen, Red Bull Racing

Pole man Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

A oportunidade para de Vries correr pela AlphaTauri surgiu após o time italiano de Faenza desistir de contratar o jovem norte-americano Colton Herta, já que o astro da Andretti na IndyCar não tem pontos suficientes para tirar a superlicença da F1.

Já de Vries, que era especulado na Williams, detém o documento para correr na categoria, tendo conquistado da Fórmula 2 em 2019 e o campeonato da Fórmula E com a Mercedes em 2021. Na F1, ele era um dos reservas das Flechas de Prata, com quem ele rompe laços na ida para a AlphaTauri.

De todo modo, para Verstappen, o desempenho de de Vries em Monza foi determinante, pois, após a etapa da Itália, não havia mais "discussão" sobre as credenciais do compatriota. "E quando Helmut gosta de algo, ele é ousado o suficiente para colocar a pessoa no carro, ao passo que outras marcas talvez sejam um pouco mais cautelosas. Foi uma grande notícia. Também somos bons amigos", completou Verstappen.

Verstappen SE LIVRA DE PUNIÇÃO após 'BLOQUEAR' Norris no Japão; Max POLE e pode ser bi da F1 domingo

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com debate se GPs de rua têm de ser revistas na F1 após Singapura

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: A 'treta' entre Verstappen e Norris no quali da F1 em Suzuka
Próximo artigo F1: Como está o mercado após notícias de Gasly, de Vries e Ricciardo?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil