Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

F1 - Wolff nega "flerte proposital" com Verstappen: "Fui direto e justo"

Chefe da Mercedes acabou renovando contrato de George Russell e Kimi Antonelli, mas não sem antes avaliar situação do holandês

O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que lidou com o mercado de pilotos da Fórmula 1 de 2026 "da maneira mais direta e justa".

Leia também:

Wolff 'cortejou' Max Verstappen por algum tempo, até que surgiu a informação de que o piloto da Red Bull não poderia ativar uma cláusula de desempenho para rescindir seu contrato com o time austríaco antecipadamente. Toda a especulação lançou dúvidas sobre o futuro a curto prazo dos titulares George Russell e Andrea Kimi Antonelli.

A Mercedes acabou oficializando a renovação da atual dupla na última quarta-feira, antes da temporada de 2026. Wolff disse à Sky Sports na sexta-feira que aprenderia com o que chamou de "erro", insistindo que "não houve nenhum flerte proposital" e afirmando que isso foi "apenas uma coincidência", enquanto admitia que a incerteza sobre a formação de pilotos acabou sendo "desestabilizadora para todos".

Posteriormente, perguntado pelo Motorsport.com na coletiva de imprensa de sexta-feira se havia passado por momentos conflitantes ao negociar os acordos de 2026, já que ele chamou de sua "responsabilidade" descobrir o futuro de Verstappen, Wolff disse com mais confiança: "Ser aberto e transparente é o melhor caminho a seguir. Às vezes, isso nos prejudica um pouco. E quando você olha para trás, talvez certos eventos pudessem ter sido melhores - coincidências que aconteceram. Mas eu sempre fiz isso da maneira mais direta e justa".

"Mantenho as escolhas dos pilotos - de George e Kimi. Como eu disse, esse é o foco total e esse sempre foi o objetivo, durante a parte mais complicada do verão". 

Mesmo depois que Verstappen foi excluído do mercado de pilotos, a Mercedes levou dois meses e meio para finalizar os contratos de 2026, sendo que os detalhes contratuais de Russell sobre obrigações de relações públicas foram supostamente o principal problema.

George Russell, Mercedes, Toto Wolff, Mercedes

George Russell, Mercedes, Toto Wolff, Mercedes

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Em retrospecto, Wolff insistiu que essa formação foi "óbvia" e que "nunca" houve dúvida de que o novato Antonelli faria progressos.

"Sempre foi a decisão que tomamos desde o início", disse o austríaco. "Foi a escalação que escolhemos no ano passado. Sabíamos que George poderia assumir o papel de líder ali. Ele tem sido muito bom e Kimi está em um ano de aprendizado. Então, para seguir em frente, foi praticamente uma decisão óbvia. Quando você olha para o histórico de juniores [de Antonelli], sua personalidade, não há dúvidas para mim ou para a equipe de que foi a decisão certa dar a ele a oportunidade". 

Antonelli terminou os dois últimos GPs entre os cinco primeiros depois de um período difícil na Europa, no que Wolff ainda chama de "uma temporada de aprendizado". O chefe da Mercedes acredita que o italiano de 19 anos ganhará competitividade em seu segundo ano, já que a F1 passará a usar carros totalmente novos em 2026.

"Você tem cinco ou seis corridas pela frente, pistas que ele não conhece", apontou Wolff. "Austin é uma delas. Tenho certeza de que veremos alguns resultados muito bons. Veremos sessões mais complicadas e fins de semana mais complicados".

"Mas tudo isso está sendo redefinido com o início da próxima temporada. Ele já terá visto as pistas, os carros são novos para todos os pilotos e esse é um fator importante. Esses caras já andam com esses carros há algum tempo e ele terá visto como administrar melhor a pressão da mídia e de todas as partes interessadas. Esse era o objetivo para esta temporada", concluiu. 

Reportagem adicional de Ronald Vording

BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA

Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Chefe da McLaren expõe 'trunfo' para bater Verstappen na sprint do GP dos Estados Unidos
Próximo artigo F1: Como altura do carro ajudou Hulkenberg em ótima classificação para sprint dos EUA

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros