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Ferrari avalia uso de injeção dupla no motor

Surpresa da primeira semana dos testes da F1 em Barcelona, escuderia ainda pode ter trunfo na mão

Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H

Foto de: XPB Images

O carro que a Ferrari colocou na pista de Barcelona na semana passada parecia oferecer a velocidade necessária para agradar Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. No entanto, embora as mudanças exteriores parecem ter sido decisivas, é no motor, onde os italianos podem ter feito os maiores progressos.

E se isso não bastasse, eles agora estão avaliando introduzir uma nova solução no sistema de injeção que poderia melhorar o desempenho durante a temporada.

Acionamento do motor

A Ferrari foi capaz de completar os primeiros quatro dias de pré-temporada 2017 com um único motor, assim como a Haas, a única equipe que leva a sua nova unidade (a Sauber carrega a versão 2016).

O líder da equipe norte-americana, Gunther Steiner, classificou o progresso do motor Ferrari de 2017 como "impressionante".

E enquanto o motor 062 é promissor, o Motorsport.com apurou que os engenheiros da Ferrari estão trabalhando em uma solução técnica inovadora, que pode permitir um salto à frente no desempenho durante toda a temporada.

Injeção dupla

Em Maranello, sob o mando do presidente Sergio Marchionne, houve um bloqueio na comunicação entre equipe e mídia, mas foi relatado que estão se esforçando para aperfeiçoar um novo tipo de injetor de combustível de duplo alcance.

Embora o regulamento não permita jet double, o dispositivo pode oferecer benefícios semelhantes, porque a agulha do bico pode abrir e fechar com uma precisão muito maior.

Isso reduziria a possibilidade de excesso de combustível para a câmera, evitando que não queime perfeitamente.

O resultado final seria mais potência e menos consumo, a chave para o desempenho na era híbrida da F1.

Projeto nos testes

Acredita-se que este novo sistema ainda não foi testado na pista e que a Ferrari levou uma versão padrão na primeira semana dos testes.

No entanto, se o trabalho sobre o novo injetor for bem sucedido, é possível que o time introduza junto à sua tecnologia TJI (Turbulent Jet Ignition) um conceito para a pré-combustão na câmara.

Embora muitas das mudanças neste ano têm se centrado na aerodinâmica, o fato de que os carros de 2017 têm mais resistência faz com que o desempenho do motor seja ainda mais importante.

Embora o regulamento da F1 agora disponibilize cinco quilos a mais de combustível para a corrida, as equipes que têm melhor consumo terão uma grande vantagem.

Se lembrarmos que 10 kg de peso em um carro são cerca de três décimos de segundo por volta, os benefícios do peso mais leve podem ser significativos.

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