Ferrari confirma contratação de Sainz para temporada 2021 da F1

Piloto espanhol deixará a McLaren para defender time italiano de Maranello a partir do ano que vem
Conforme antecipado pelo Motorsport.com nesta terça-feira, o espanhol Carlos Sainz será o substituto do alemão Sebastian Vettel na Ferrari a partir da temporada 2021 da Fórmula 1. A confirmação foi feita nesta manhã pela escuderia italiana.
A contratação de Sainz, que seguirá na McLaren até o fim de 2020, vem após o anúncio de que Vettel e o time de Maranello não renovariam. A saída do tetracampeão mundial foi confirmada pela Ferrari nesta terça.
Leia também:
O alemão correu pela equipe vermelha desde o começo da temporada 2015, disputando um total de 101 GPs da categoria máxima do automobilismo mundial pela escuderia. Entretanto, Vettel fracassou na missão de conquistar um título pela Ferrari.
Já Sainz, que tem apenas um pódio na F1, conquistado no GP do Brasil de 2019, será o primeiro piloto espanhol da Ferrari desde Fernando Alonso, que defendeu a representação italiana entre 2010 e 2014, sendo substituído justamente por Vettel.
A motivação da troca, na época, foi exatamente a falta de conquistas por parte de Alonso, que fora contratado para recolocar a Ferrari no topo. Entretanto, Vettel, tetracampeão pela Red Bull, não conseguiu 'superar' o rival espanhol, detentor de dois títulos pela Renault.
De todo modo, caberá à dupla Sainz e Charles Leclerc (o monegasco tem contrato com a Ferrari até o fim da temporada 2024) a missão de conquistar um campeonato pela escuderia. O último título do time vermelho foi em 2008, no Mundial de Construtores.
Já na disputa entre pilotos, o último campeão pela Ferrari se consagrou na temporada anterior, 2007, quando o finlandês Kimi Raikkonen superou o próprio Alonso e o britânico Lewis Hamilton, representantes da McLaren, por apenas um ponto na tabela.
Confira o anúncio oficial da Ferrari
"Carlos Sainz correrá pela Escuderia Ferrari em 2021 e 2022".
O chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto comentou a chegada do jovem espanhol.
"Tenho o prazer de anunciar que Carlos se juntará a Escuderia Ferrari a partir do campeonato de 2021", afirmou Binotto. "Com cinco temporadas de experiência, Carlos provou ser muito talentoso e mostrou que tem a capacidade técnica e os atributos certos para torná-lo um piloto que se ajusta perfeitamente à nossa família".
"Acreditamos que uma dupla de pilotos com o talento e a personalidade de Charles e Carlos, a mais jovem nos últimos cinquenta anos da Scuderia, será a melhor combinação possível para nos ajudar a alcançar os objetivos que estabelecemos ".
"Nós estamos embarcando em um novo ciclo, com o objetivo de voltarmos ao topo da Fórmula 1. Será uma jornada longa, com dificuldades, especialmente devido à situação financeira atual e a questão do novo regulamento, que está passando por uma mudança repentina e que se mostra um desafio, diferente do que enfrentamos em um passado recente".
"Acreditamos que uma dupla com o talento e personalidade de Charles e Carlos, a mais nova dos últimos 50 anos da Scuderia, nos dará a melhor combinação possível para ajudar a atingir o objetivo determinado por nós".
O piloto espanhol usou as redes sociais para celebrar sua chegada à Ferrari, sem deixar de valorizar sua equipe atual, a McLaren.
"Estou muito feliz porque correrei pela Escuderia Ferrari em 2021 e estou empolgado com o meu futuro com a equipe", disse Sainz. "Ainda tenho um ano importante pela McLaren e estou realmente ansioso para voltar a correr com eles nesta temporada".
Sainz ainda publicou um vídeo de agradecimento à McLaren em suas redes sociais; confira:
Quem é Carlos Sainz Jr?
O piloto espanhol de 25 anos é filho do lendário Carlos Sainz, vencedor de dois títulos do Campeonato Mundial de Rali (WRC) e tricampeão do Rally Dakar - a última conquista do patriarca, inclusive, foi em 2020.
Já o herdeiro do clã focou sua carreira nos monopostos e estreou na F1 pela Toro Rosso em 2015, tendo como companheiro Max Verstappen. A dupla chegou a forjar uma rivalidade, mas o holandês logo 'subiu' para a Red Bull, no começo de 2016.
Sainz seguiu na Toro Rosso até outubro de 2017, quando foi para a Renault como novo companheiro do alemão Nico Hulkenberg, em substituição ao britânico Jolyon Palmer. O espanhol ficaria no time francês até o fim de 2018, quando voltou a trocar de escuderia.
A casa de Sainz em 2019 foi a McLaren, que o contratou como 'líder' da equipe em substituição ao compatriota Alonso, que deixara a F1 no final da temporada anterior. Na representação britânica, teve como companheiro o novato inglês Lando Norris.
A dupla solidificou a evolução da McLaren e o espanhol foi premiado com o top-3 no GP do Brasil, após punição a Hamilton. O piloto da Mercedes chegou em terceiro, mas tomou gancho por toque no tailandês Alex Albon, da Red Bull, 'deixando' o pódio para Sainz.
Além da trajetória na F1, o novo piloto da Ferrari teve destaque em categorias juniores de monopostos. Ele foi campeão da Fórmula Renault 3.5 em 2014 e conquistou a Fórmula Renault 2.0 NEC em 2011.
Ferrari está próxima de completar 1000 GPs; relembre os carros e pilotos da equipe
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
Massa relembra dia em que Kimi "encheu a lata" e 'zoou' Schumi em evento da Ferrari
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
.

Artigo anterior
F1: McLaren confirma Ricciardo como piloto para temporada 2021
Próximo artigo
Confira os pilotos que venceram apenas uma vez durante carreira na F1

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Carlos Sainz Jr. |
Equipes | Ferrari |
Autor | Carlos Costa |